Ecommerce ganhou 13 milhões de novos clientes em 2020, diz Nielsen

Isolamento social impulsionou crescimento; valor do frete é decisivo para os clientes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus impulsionou as compras online no Brasil e atraiu 13 milhões de novos consumidores em 2020, aumento de 29% em relação a 2019. Segundo levantamento da consultoria Ebit|Nielsen, a região Norte foi a que mais ganhou novos consumidores, com crescimento de 4% em relação a 2019.

De acordo com a pesquisa, enquanto o comércio digital despontava no ano passado, com redes de varejo intensificando operações online ou se adaptando à nova realidade virtual, 20% das lojas físicas do país fecharam as portas, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.

A pesquisa também questionou os novos clientes digitais sobre sua experiência —83% dos que compraram pela primeira vez por meio da internet no ano passado disseram que voltariam a realizar compras desta forma, 69,5% afirmaram que promoveriam a marca com a qual fizeram a transação, enquanto 15,2% se disseram insatisfeitos.

Mercado Livre contratou frota com quatro aviões para entregas; empresa investiu R$ 4 bi no ano
O crescimento do ecommerce em 2020 fez com que empresas, como o Mercado Livre, investissem em logística - Divulgação/Mercado Livre

As principais reclamações foram problemas no prazo de entrega, seguidas por má qualidade do atendimento e dos produtos recebidos.

O valor do frete, segundo o levantamento, é um fator decisivo para o cliente concluir uma compra. Para 15,7% dos clientes que pagaram acima de R$ 199,99 pelo envio dos produtos, a experiência de compra não foi satisfatória. Entre os clientes que obtiveram frete grátis, apenas 5,9% apresentaram queixas..

De acordo com Keine Monteiro, responsável pela área de Inteligência da Ebit|Nielsen, o consumidor brasileiro dá grande importância ao preço do frete. Segundo ele, quanto mais caro for o preço de entrega do produto, maiores serão chances de reclamações do cliente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.