Descrição de chapéu lei geral de proteção de dados

Fleury é alvo de ciberataque e sistemas ficam indisponíveis

Empresa diz que busca reestabelecer operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo de medicina diagnóstica Fleury alertou clientes na tarde desta terça-feira (22) que foi alvo de uma tentativa de ataque cibernético e que seus sistemas ficaram indisponíveis.

A empresa diz que todos os recursos técnicos estão sendo dedicados ao reestabelecimento da operação.

"As causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, que estão tendo suas operações restabelecidas com todos os recursos e esforços técnicos para a rápida normalização dos nossos serviços", comunicou em seu site no início da tarde.

Fachada do laboratório Fleury, um dos mais importantes em medicina diagnóstica do país
Fachada do laboratório Fleury, um dos mais importantes em medicina diagnóstica do país - Pedro Dias/Folhapress

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, empresas que passam por incidentes de segurança que envolvam o vazamento de dados pessoais devem comunicar os titulares.

Procurada, a empresa não respondeu se o ataque comprometeu informações pessoais. Dados de saúde são considerados sensíveis pela legislação, o que significa que devem ter a proteção de privacidade reforçada. As multas por esse tipo de incidente podem chegar a R$ 50 milhões, mas só passam a valer a partir de agosto.

Algumas páginas do site da empresa, como a que apresenta resultado de exames, não estavam disponíveis por volta das 15h30. Os laboratórios do Fleury realizam testes de Covid-19.

Relatórios de cibersegurança internacionais têm mostrado que ataques do tipo ransomware, em que criminosos sequestram dados de empresas e cobram por resgate para não publicá-los na internet, aumentaram durante a Covid, em especial a empresas de saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.