Marfrig busca aprovação do Cade para compra de fatia na BRF

Produtora de carne bovina diz que pedido poderá ser processado por órgão antitruste em até 30 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ana Mano
São Paulo | Reuters

A produtora de carne bovina Marfrig solicitou formalmente ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a aprovação da compra de quase um quarto das ações circulantes da BRF pela companhia.

Uma porta-voz da Marfrig disse à Reuters nesta terça-feira (1º) que o pedido, que deve ser analisado em um procedimento "fast-track" (rápido), foi realizado em 28 de maio e poderá ser processado em até 30 dias.

A decisão da Marfrig de buscar a análise do órgão antitruste à aquisição de uma fatia de 24% da BRF, maior processadora de carne de frango do Brasil e proprietária de marcas como a Sadia, ressalta a sensibilidade do investimento, apesar de a Marfrig insistir que não pretende influenciar a gestão da BRF.

Retrato de Marcos Molina, presidente da Marfrig Global Food - Adriano Vizoni - 7.nov.15/Folhapress

A companhia de carne bovina afirmou em 21 de maio que a operação, que ocorre quase dois anos após o fracasso de negociações para uma fusão das duas empresas, tem caráter passivo e visa diversificar seus investimentos.

A Marfrig, que gastou cerca de US$ 800 milhões (R$ 4,1 bilhões) para construir a posição na BRF ao longo de alguns dias, disse que não possui planos imediatos de buscar representação no conselho da companhia.

Em e-mail enviado à Reuters, o Cade afirmou que até o momento não houve qualquer menção no Diário Oficial da União ao pedido feito pela Marfrig ao órgão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.