Rótulo de Leite Moça com 'mulheres reais' vira alvo nas redes

Usuários dividem-se entre favoráveis e contrários à nova campanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Seis novos rótulos comemorativos dos cem anos da Leite Moça, marca de leite condensado da Nestlé, geraram comentários gordofóbicos e racistas nas redes sociais nesta sexta (18).

As novas personagens que ocupam o lugar da tradicional camponesa chamam-se dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena, e a mãe Terezinha com a filha Amanda. São mulheres negras, gordas, magras e mais velhas, e foram inspiradas em histórias de brasileiras.

Além das selecionadas para os rótulos, outras cem histórias, que mostram como a marca impactou a vida de pessoas, estão sendo contadas nas redes sociais da empresa.

Seis latas com as novas embalagens de Leite Condensado da marca leite Moça Moça
Novas embalagens comemorativas da Leite Moça - Divulgação

“Qual lata você prefere? A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão com a gordinha? Na dúvida, compre de outra marca”, escreveu um usuário no Twitter.

Redes bolsonaristas compartilharam notícias sobre a mudança, e criticaram as novas personagens que estampam a embalagem do produto. O influenciador bolsonarista Allan dos Santos afirmou que “Não é mais LEITE MOÇA, agora é LEITE GRELO DURO”.

Outros afirmam que as novas embalagens induzem à obesidade. “Leite Moça inova e da mesma forma que os cigarros, ilustra os perigos do vício na embalagem!”, diz um tuíte.

O assunto, que está entre os mais comentados no Twitter no momento, gerou um embate entre apoiadores e críticos da nova campanha da Nestlé.

A gerente-executiva da Nestlé, Keila Broedel, afirmou à Folha que a campanha traz histórias de superação.

"O que trouxemos na lata e nas cem histórias que contamos são de mulheres que tiveram suas vidas impactadas, que viraram empreendedoras e tornaram do doce uma fonte de renda", disse.

​"Acho que a base de tudo é o respeito. Pela diversidade, pelos consumidores, pelas opiniões", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.