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Embraer vai desenvolver mercado de 'carro voador' na América Latina

Companhia fecha parceria com Flapper, empresa de voos sob demanda

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Belo Horizonte

A Eve Urban Air Mobility, startup ligada à Embraer, e a Flapper, plataforma de aviação privada sob demanda, anunciaram nesta quinta (22) uma parceria para desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina.

O acordo servirá como prova de conceito para operações regionais do "carro voador" da Eve, modelo denominado eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico com pouso e decolagem vertical). Visualmente, o veículo lembra um misto de drone com helicóptero.

Segundo o comunicado das empresas, a Eve espera fornecer à Flapper até 25 mil horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).

As companhias planejam promover um sistema de reservas sob demanda para o mercado de mobilidade área, utilizando operações com helicópteros a fim de coletar dados para o desenvolvimento dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. O contrato tem o potencial de trazer até 25 "carros voadores" da Eve para a plataforma da Flapper.

“Seis das dez maiores frotas de helicópteros urbanos estão na América Latina e a região atualmente possui a infraestrutura mais densa do mundo para este tipo de aeronave", disse, em nota, o diretor executivo da Flapper, Paul Malick.

"Junto com a alta aceitação da UAM [Mobilidade Aérea Urbana] em nossos mercados de operação, estamos perfeitamente posicionados para liderar a revolução da mobilidade aérea no setor", acrescentou.

Para Andre Stein, diretor executivo da Eve, o alcance regional da plataforma de aviação privada, combinado com sua tecnologia sob demanda, torna a Flapper um parceiro ideal para a expansão das operações na América Latina.

"Isso, somado à operação do veículo aéreo de emissão zero da Eve, permitirá a democratização do mercado de UAM para novos parceiros e mercados-chave, como Brasil, México, Colômbia e Chile", disse Stein.

A implantação de aeronaves da Eve na rede Flapper está sujeita à celebração de contratos finais definitivos entre as partes.​

Caso seja bem-sucedido, este não será o primeiro acordo fechado pela Eve Urban Air Mobility. A startup já confirmou parcerias internacionais, uma delas com a Helisul Aviation, uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. O contrato prevê a entrega de até 50 eVTOLs a partir de 2026.

No mesmo ano, a norte-americana Blade Air Mobility vai receber 60 “carros voadores” da Embraer e vai pagar por hora de voo utilizada.

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