Atividade econômica tem alta de 0,60% em julho, acima do esperado

Dado do Banco Central, porém, indica que 3º trimestre começou com desaceleração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), um indicador de crescimento, teve alta de 0,60% em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta quarta-feira (15).

A leitura ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,40%. Em relação a julho de 2020, o IBC-Br registrou crescimento de 5,53% e, no acumulado em 12 meses, teve ganho de 3,26%, segundo números observados.

Ainda assim, o dado indica que a atividade econômica iniciou o terceiro trimestre com perda de força em meio a indícios de uma recuperação vacilante —em junho, o indicador havia avançado 0,93% sobre o mês anterior (dado revisado para baixo pelo BC, que havia divulgado anteriormente uma alta de 1,14%).

A economia brasileira estagnou no segundo trimestre com queda do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,1%, contra expectativa de aumento de 0,2%, pressionada por desempenhos fracos da indústria e da agropecuária, de acordo com dados do IBGE.

Especialistas vêm reduzindo as expectativas de crescimento da economia brasileira tanto para este ano quanto o próximo. A mais recente Pesquisa Focus do BC mostra que as projeções agora são respectivamente de altas de 5,04% e 1,72% em 2021 e 2022.

Mas as incertezas para 2022, que incluem de crise hídrica à situação política e fiscal em ano eleitoral, já levam muitos a ver expansão abaixo de 1% no próximo ano, com o Itaú calculando avanço de apenas 0,5%.

No mês de julho, a indústria registrou queda bem mais forte do que o esperado sobre junho, de 1,3%, iniciando o terceiro trimestre mais de 2% abaixo do nível pré-pandemia.

Por outro lado, as vendas varejistas aumentaram 1,2% no mês, bem acima do esperado, com o volume de serviços crescendo 1,1% e iniciando o terceiro trimestre no patamar mais elevado em cinco anos.

Segundo o Bank of America, a atividade econômica de julho já mostra sinais de acomodação, em linha com outros dados, que vinham mostrando desaceleração.

"A atividade deve ficar moderada na segunda metade do ano, pois o ruído político, a escassez de insumos e o baixo nível dos reservatórios podem evitar um melhor desempenho", disse o banco, em relatório.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.