Descrição de chapéu América Latina

Argentina cria conta bancária exclusiva para turista não trocar dólar no mercado clandestino

País vai liberar a entrada de estrangeiros a partir da próxima segunda-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

De olho na volta do turismo internacional, o governo argentino lançou uma medida para que a moeda estrangeira trazida pelos visitantes não vá parar no famoso mercado clandestino.

A Argentina vai abrir as fronteiras para estrangeiros na próxima segunda-feira (1º).

Os turistas costumam preferir o mecado clandestino porque há uma diferença de quase 100% entre o valor do dólar oficial (98,7 pesos) e o chamado dólar blue ou paralelo (194 pesos). Para quem vem de fora com dólares ou reais, é mais negócio trocar dinheiro no mercado ilegal, que funciona em casas de câmbio clandestinas ou opera com os chamados "arbolitos", vendedores que fazem entregas pessoalmente e são muito acessíveis aos turistas.

Com essa diferença entre os dois câmbios, gastos em cartão de crédito ficam inviabilizados, ainda mais com as taxas cobradas em operações desse tipo.

Estande do governo argentino em feira de turismo de Fortaleza da Abav
Estande do governo argentino em feira de turismo de Fortaleza da Abav - Douglas Gavras/Folhapress

A medida do governo permitirá que turistas abram contas bimonetárias temporárias, podendo trocar seu dinheiro por um valor entre o oficial e o paralelo, em que um dólar equivaleria ao dólar MEP (ou do mercado de capitais), que atualmente está em 180 pesos —neste valor, porém, o blue continuará sendo mais vantajoso.

A conta dará direito a um cartão de débito para ser usado em lojas e restaurantes ou para saques em pesos argentino nos caixas eletrônicos. Essa conta, porém, terá de ser aberta exclusivamente por pessoas que residam no exterior e terá de estar vinculada à conta bancária do usuário em seu país de origem.

Será possível fazer transferência do banco em que o turista tem conta em seu país para o banco na Argentina e, assim, carregar o cartão. O visitante poderá ter no máximo US$ 5.000 nessa conta, que não poderá ter nenhum recurso de investimento.

A operação será temporária, e a conta só poderá ser usada durante a viagem do turista. No fim, se ficar um resíduo na conta argentina, o valor será transferido à conta de origem do usuário, em seu país.

A conta argentina poderá ser aberta antes da chegada, mas para ter acesso ao cartão, o turista terá de marcar um horário no banco para retirá-lo.

Segundo o comunicado do Banco Central argentino, a ideia é também a de evitar que as pessoas andem com muito dinheiro no bolso, correndo o risco de serem assaltadas. Além disso, a medida responde a uma falta de notas que vem se transformando em um problema crônico no país por conta da alta inflação, que já chega aos 48%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.