Beto Carrero e Playcenter se juntam para tentar comprar Hopi Hari

Parque em processo de recuperação judicial questiona a legitimidade da proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Os parques Beto Carrero World e Playcenter se uniram para apresentar uma proposta de compra do Hopi Hari, localizado em Vinhedo (SP), que enfrenta um processo de recuperação judicial desde 2016. Wet'n Wild, Senpar, RTSC e KR Capital também fazem parte do grupo que fez a proposta.

Em nota, o grupo afirma que o plano inclui a quitação da dívida de R$ 250 milhões do parque e a previsão de mais de R$ 150 milhões em investimentos para a recuperação do local.

A proposta foi apresentada na última terça-feira (26) e será analisada na próxima assembleia de recuperação judicial do Hopi Hari, marcada para esta quarta (3). Segundo o grupo, o plano conta com apoio dos credores PrevHab e BNDES.

Contudo, o Hopi Hari questionou a proposta. Em nota, o parque disse que o grupo interessado é composto basicamente por atores de seu mesmo ramo de atividades, alguns deles concorrentes diretos, o que levanta dúvidas sobre as verdadeiras intenções da proposta.

Os parques Wet'n Wild e Hopi Hari, que ficam na divisão de Itupeva e Vinhedo, duas das cidades que vão compor o distrito turístico Serra Azul - Eduardo Anizelli - 8.out.2021/Folhapress

Segundo a companhia, a organização do movimento às vésperas da assembleia pode ser uma tentativa de desestabilização do processo, o que poderia prejudicar o empreendimento e seus credores.

Além disso, o Hopi Hari contesta a legitimidade do grupo de investidores para apresentar uma proposta alternativa de plano de pagamento. De acordo com o comunicado, nem os próprios credores têm prerrogativa para tal e, não havendo possibilidade jurídica de apreciação da proposta, cabe aos credores decidir sobre o destino das sociedades, dos empregos e de seus créditos.

"Conclui-se que uma proposta de última hora, formulada por quem não tem interesses transparentes, posto que são concorrentes, e, ainda, formulada sob condição, o que permite sua retirada a qualquer tempo, seja elemento para tumultuar o processo, e pior, a influenciar a decisão", diz o comunicado.

Distrito turístico de Serra Azul

O grupo que apresentou a proposta afirma que a compra do Hopi Hari "será apenas o começo de um grande investimento turístico na região".

A região das cidades de Vinhedo, Itupeva, Jundiaí e Louveira, a cerca de 75 km da capital paulista, possui, além do Hopi Hari, atrações como o parque Wet'n Wild, o resort Quality, o shopping SerrAzul e o Outlet Premium. O governo do estado pretende inaugurar em 30 de novembro o distrito turístico de Serra Azul na região, numa área de 41 quilômetros quadrados das cidades.

O objetivo do distrito turístico é atrair investimentos que consolidem o potencial de lazer da região. Para ser considerado distrito, segundo o decreto aprovado pela Assembleia Legislativa paulista em junho, é preciso ter interesse cultural, histórico, ambiental e econômico, orla marítima ou a presença de complexos de lazer e parques temáticos.

O distrito tem um comitê gestor, que elabora um plano diretor para o turismo da região. Qualquer obra ou modificação feita ali precisa de aprovação do conselho e deve seguir as diretrizes do plano, e a meta é que só sejam desenvolvidos atrativos que tenham relação com a atividade turística. Restaurantes são bem-vindos, fábricas, não.

Para ajudar na atração de investimentos, a lei prevê que sejam dados benefícios fiscais e de acesso a crédito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.