Descrição de chapéu Auxílio Brasil

Com críticas a Senado, Lira defende PEC dos precatórios para viabilizar Auxílio Brasil provisório

Câmara deve votar, nesta terça (26), proposta que abre espaço fiscal para R$ 400

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Brito
Brasília | Reuters

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta segunda-feira (25) a aprovação da PEC dos precatórios como forma de viabilizar a criação do Auxílio Brasil e criticou o Senado por não ter votado ainda a reforma do Imposto de Renda, o que levará, em sua avaliação, a se adotar um programa social de forma provisória.

"A expectativa é que a Casa tem que dar um jeito nessa situação, nós temos que discutir a fundo, se precisar alterar no plenário, se precisar modificar alguns pontos, nós alteraremos, mas é imperativo que se aprove a PEC para resolver o problema dos precatórios inicialmente e depois a criação de um programa provisório haja vista que o Senado não se debruçou até hoje sobre o imposto de renda", disse.

"Eu preferia que o Senado tivesse votado o imposto de renda, que nós tivéssemos feito hoje um programa permanente dentro do teto", criticou Lira.

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados - J. Batista - 05.out.2021/Câmara dos Deputados

A Câmara deve votar, nesta terça-feira (26) em plenário, a PEC dos Precatórios, proposta que abre espaço fiscal para elevar para R$ 400 por mês os recursos a serem pagos pelo Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Essa solução tem gerado críticas e desconfiança, porque haverá uma licença no teto de gastos públicos para essas despesas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.