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XP lança iniciativa para apoiar e fidelizar 250 startups

Companhia promete aconselhamento para empresas selecionadas

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São Paulo

A XP lança nesta quarta-feira (6) uma unidade de negócios especializada no atendimento a startups selecionadas, com o objetivo de fazer negócios com 250 dessas empresas em um ano.

A companhia diz que irá fornecer às empresas escolhidas a partir da iniciativa, que chama de Hub, além de acesso a serviços financeiros, aconselhamento com seus executivos para acelerar a expansão da empresa iniciante.

Jonas Paulo, chefe da área comercial da XP Empresas, diz que a companhia pode acabar investindo em algumas startups, mas o interesse nas empresas é principalmente comercial.

A ideia é oferecer produtos para essas empresas desde suas primeiras captações de investimento até o momento em que elas cheguem a uma grande fusão ou abertura de capital, diz. Os empreendedores também são considerados clientes em potencial para a companhia, que pode oferecer serviços de gestão de seus investimentos pessoais.

José Berenguer, presidente do Banco XP - Divulgação

"É muito comum clientes pequenos procurarem bancos e não serem bem atendidos e, na hora em que crescem e despertam interesse da instituição financeira, a oportunidade já passou", afirma.

A XP também promete ajudar as empresas atendidas a identificar seus desafios e ter apoio de executivos de destaque. José Berenguer, presidente do Banco XP, diz que a intenção é participar de decisões estratégicas e operacionais e ajudar a companhia a se organizar para captar mais recursos. O executivo está entre os que apoiarão as empresas iniciantes de tecnologia.

"Vamos identificar alguma dor específica dessas empresas e encaixá-las com nossos executivos seniores", diz Jonas Paulo.

Ele diz acreditar que a iniciativa da XP deverá atrair principalmente startups que não são do setor financeiro e, por isso, têm mais dificuldade de acessar serviços nos bancos. "Quem abre uma fintech já está mais conectado com o setor financeiro, muitas vezes trabalhou em um banco, para ele é mais fácil", afirma.

Para estarem aptas a fazer parte do Hub, as empresas precisam ter mais da metade da receita oriunda de canais digitais, usar a tecnologia no centro de suas soluções e ter modelo de negócios que permita crescimento em alta escala.

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