Procon-SP notifica Casas Bahia por não cumprir oferta de celular na Black Friday

Aparelho, que tem preço original de R$ 3.000, era oferecido no site da empresa por aproximadamente R$ 700

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Curitiba

O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (29) a Via S.A., que cuida do site das Casas Bahia, por não cumprir uma oferta de desconto em um celular da Samsung durante a Black Friday.

O smartphone Galaxy Note 20 tem preço original de cerca de R$ 3.000 e era ofertado durante o período promocional por aproximadamente R$ 700.

Segundo o Procon-SP, consumidores questionaram nas redes sociais que, mesmo após terem finalizado a compra, a empresa cancelou o pedido.

A entidade pede que a Via preste esclarecimentos sobre as razões do cancelamento e o número de pedidos de compra que foram feitos.

Clientes olham produtos expostos em loja Casas Bahia durante a Black Friday
Movimentação na loja Casas Bahia durante a Black Friday - Danilo Verpa - 26.nov.21/Folhapress

A empresa também vai precisar dizer o plano de ação que irá adotar para resolver as reclamações.
A Via tem até três dias para responder.

Segundo a Via, as variações de preço dos smartphones Galaxy Note 20 ocorreram devido a uma falha de processamento, e os consumidores tiveram a compra cancelada e foram reembolsados.

"A companhia reforça que atua pautada no respeito aos consumidores, em alinhamento à legislação vigente e que os casos se trataram de erros crassos que foram corrigidos assim que identificados."

Até o fim da tarde da última sexta (26), o Procon recebeu 310 reclamações de consumidores com problemas nas compras ou contratações na Black Friday. Na comparação com o ano passado, houve um aumento de 10% nas reclamações.

Entre as reclamações mais relatadas, a maior parte foi por atraso ou não entrega de produto ou serviços, um total de 78, que correspondem a 25% do total dos casos.

Também foram registradas queixas por pedido cancelado após a finalização da compra (16%), mudança de preço ao finalizar a compra (15%), maquiagem de desconto (14%) e produto ou serviço indisponível (8%).

"Quem tiver algum problema com sua compra deve fazer uma reclamação no site do Procon-SP a qualquer hora, assim que acessar a página, o internauta encontra um espaço específico para os registros sobre a data", disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

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