Itapemirim Transportes Aéreos suspende todos os voos

Companhia faz reestruturação interna e diz que espera retomar operações em breve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador e São Paulo

Grupo Itapemirim anunciou, na noite desta sexta-feira (17), que suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), para uma reestruturação interna. Em nota, a empresa afirma que a decisão foi tomada por necessidade de fazer ajustes operacionais.

A suspensão de atividades da ITA, de acordo com a empresa, não irá afetar a prestação de seu serviço de transporte rodoviário e as operações na Viação Itapemirim seguirão normalmente.

O grupo afirma que prestará assistência aos passageiros impactados e orienta aos clientes com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo email falecomaita@voeita.com.br. Em nota, a companhia afirma que irá se dedicar para retomar seus voos "em breve" e que dará assistência aos passageiros conforme a resolução 400 da Anac, que trata dos direitos dos passageiros aéreos.

Avião da Itapemirim
Avião Viação Itapemirim S.A. - Divulgação

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre o cancelamento de voos e reacomodações, além de garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da resolução 400.

A agência reguladora recomenda que passageiros com voos previstos a partir deste sábado (18/12) não compareçam aos aeroportos antes de contatar a Itapemirim. Além de enviar o email no contato indicado pela empresa, a agência recomenda que os passageiros registrem sua queixa no Consumidor.gov.br.

A resolução da Anac prevê que, em casos de interrupções de serviços, a empresa deve fornecer alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro.

A Anac também afirmou que suspendeu o Certificado de Operador Aéreo, documento comprova que a empresa foi submetida ao processo de certificação da agência, da ITA.

Após o anúncio da suspensão, que ocorreu às vésperas das festas de fim de ano, período de maior intensidade de viagens aéreas, passageiros da companhia protestaram no aeroporto de Guarulhos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas batendo palmas na fila do check-in da ITA e gritando "queremos voar" no saguão do local.

Segundo a Itapemirim, a ITA conta com uma frota de sete aviões, sendo seis em atividade. Seus serviços são prestados em 13 cidades do país. ​

A companhia aérea, que oferecia um mínimo serviço a bordo, enfrentava uma quebra de caixa, com descasamento nos pagamentos dos tripulantes, o que chegou a levar a ações do sindicato da categoria. No início de dezembro, Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, afirmou, durante o Fórum Panrotas 2021, que a Itapemirim estava com preços de passagens aéreas que não cobriam o custo operacional. Mesmo com a alta da inflação e a economia fraca no país, o empresário afirmou, na ocasião, que a companhia estava segurando aumentos.

A Itapemirim Transportes Aéreos teve seu voo inaugural em junho deste ano, de Guarulhos a Brasília, com o plano de atender 35 destinos em sua malha até junho de 2022. O lançamento ocorreu num momento em que as companhias aéreas globais perdiam clientes com as restrições da pandemia de coronavírus.

O grupo Itapemirim está em recuperação judicial desde 2016 e com dívidas tributárias de quase R$ 2 bilhões. À época, o grupo afirmou que a companhia aérea não faz parte do processo de recuperação judicial e que os investimentos do conglomerado foram autorizados pelo juiz responsável pelo processo. Meses depois, a ITA foi alvo de acusações sobre atrasos de salários de funcionários. À época, a empresa afirmou que um "problema técnico" impediu que centralizasse os pagamentos dos seus funcionários em um único banco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.