Atraso no transporte de carga marítima persiste em 2022, diz Maersk

Pandemia trouxe escassez de contêineres em momento de altos gastos do consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stine Jacobsen
Copenhague | Reuters

A empresa de transporte marítimo de contêineres AP Moller-Maersk alertou os clientes nesta terça-feira (11) que continua tendo problemas para transportar mercadorias ao redor do mundo, já que o descongestionamento está demorando mais do que a empresa dinamarquesa estava esperando.

A pandemia levou à escassez de navios de contêineres e a congestionamentos nos portos em um momento de altos gastos do consumidor, o que significa que centenas de navios de contêineres estão inativos fora dos portos.

"Infelizmente, 2022 não começou como esperávamos", disse a Maersk em um aviso publicado em seu site.

Movimento no Tecon Santos, terminal de contêineres da Santos Brasil - Eduardo Anizelli - 7.out.2021/Folhapress

"A pandemia continua e, infelizmente, estamos vendo novos surtos que afetam nossa capacidade de movimentar sua carga", disse a empresa, acrescentando que espera que as limitações continuem "por algum tempo".

Os maiores tempos de espera para os navios de contêineres descarregarem ou pegarem carga ocorreram na costa oeste dos Estados Unidos. No porto de Long Beach, em Los Angeles, é preciso esperar entre 38 e 45 dias, disse a Maersk.

No entanto, a companhia observou que houve recentemente uma diminuição no norte da Europa, onde se esperava que o porto belga de Antuérpia reduzisse a espera para cerca de dois dias nesta semana, dos dez dias da semana anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.