Descrição de chapéu indústria

Confiança da indústria no Brasil engata 6ª baixa seguida em janeiro

'Setor inicia ano com queda disseminada da confiança entre segmentos', diz FGV Ibre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luana Maria Benedito
São Paulo | Reuters

A mais recente onda de Covid-19 elevou as incertezas e a confiança da indústria no Brasil começou 2022 em seu patamar mais baixo desde meados de 2020, engatando em janeiro o sexto declínio mensal consecutivo, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (27).

Os dados mostraram que o ICI (Índice de Confiança da Indústria) perdeu 1,7 ponto no mês, para 98,4 pontos, mínima desde julho de 2020 (89,8).

Em tendência de baixa desde agosto do ano passado, o ICI marcou em janeiro sua maior sequência de perdas desde 2014, quando foram registrados oito meses consecutivos de retração.

Trabalhadores na fábrica da JBS-Friboi no Paraná - Rodrigo Fonseca - 21.mar.2017/AFP

"O setor industrial inicia 2022 com queda disseminada da confiança entre os segmentos, pesando sobre esse resultado as incertezas em decorrência do aumento nos casos de Covid-19, que têm levado a reduções no quadro de funcionários e à ampliação das restrições em países que sentiram o recrudescimento da pandemia", explicou em nota a economista do FGV IBRE Claudia Perdigão.

"Nesse sentido, tanto as perspectivas sobre o ritmo da atividade produtiva quanto sobre a evolução da demanda foram comprometidas."

O ISA (Índice de Situação Atual), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 1,2 ponto em janeiro, a 99,8 pontos, mínima desde agosto de 2020 (97,8), segundo a FGV.

O IE (Índice de Expectativas), indicador da percepção sobre os próximos meses, cedeu 2,0 pontos, a 97,1 pontos, menor patamar desde abril de 2021 (96,9).

Apesar dos vários meses consecutivos de queda no indicador, "a redução gradual dos gargalos que vêm pressionando a indústria, como a escassez de insumos, pode colaborar para a recuperação do setor no decorrer de 2022", disse Perdigão.

No início desde mês, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a produção industrial nacional teve em novembro queda de 0,2%, sexta baixa mensal seguida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.