Toyota derruba GM como líder de vendas nos EUA após quase um século

Ano foi marcado pela escassez de semicondutores, que obrigou fabricantes a focar modelos mais rentáveis

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David Shepardson
Washington | Reuters

A fabricante de automóveis Toyota superou a General Motors em vendas nos Estados Unidos em 2021, marcando a primeira vez desde 1931 que a montadora de Detroit não liderou as vendas de carros no país durante um ano inteiro.

A Toyota vendeu 2,332 milhões de veículos nos EUA em 2021, comparados com 2,218 milhões da General Motors, disseram as empresas na terça-feira (4). As vendas da GM nos EUA caíram 13% em 2021 —e 43% no quarto trimestre—, enquanto as da Toyota subiram 10% no ano.

Para 2020 inteiro, as vendas da GM nos EUA totalizaram 2,55 milhões, comparadas com 2,11 milhões da Toyota e 2,04 milhões da Ford.

Carros da Toyota Motor Corporation em Tóquio, Japão - Kim Kyung-Hoon/Reuters

O ano foi marcado pela escassez de semicondutores, muito usados em veículos, obrigando os fabricantes a focar em seus modelos mais rentáveis.

A GM disse na terça que espera que o crescimento econômico nos EUA reforce as vendas totais nos EUA de veículos de carga leve, de cerca de 15 milhões em 2021 para 16 milhões em 2022.

Os fabricantes relataram os resultados de vendas do ano todo de 2021 na terça. A GM era a maior vendedora de veículos nos Estados Unidos desde 1931, quando superou a Ford, segundo dados da publicação Automotive News.

A Toyota não está se vangloriando de sua conquista. O vice-presidente sênior Jack Hollis disse em um comunicado que a montadora está "grata" por sua clientela fiel, mas "ser a nº 1 nunca é um foco ou prioridade".

O porta-voz da GM, Jim Cain, disse que a companhia de Detroit teve um ano de vendas muito fortes nos EUA em SUVs e caminhonetes, pois se concentrou na rentabilidade, e quando a oferta de semicondutores melhorar as vendas também crescerão.

"Eu não sairia correndo se eu fosse [a Toyota] para fazer uma tatuagem 'Nós somos a nº 1'", disse ele.
A GM, sob a executiva-chefe Mary Barra, também priorizou a rentabilidade sobre o volume, abandonando mercados deficitários como a Europa e a Rússia.

Para todo o setor, a Cox Automotive prevê que as vendas de veículos novos nos EUA cairão 32% em dezembro, em relação a dezembro de 2020 —o ritmo mais lento desde maio de 2020, quando o país continuou praticamente fechado durante a primeira onda da pandemia de Covid.

Analistas da indústria preveem cerca de 15 milhões de veículos vendidos em todo 2021 nos EUA. As vendas no país continuarão bem abaixo da média de cinco anos de 17,3 milhões entre 2015 e 2019.

A IHS Markit prevê que as vendas nos EUA deverão alcançar quase 15,5 milhões em 2022, uma alta estimada de 2,6% em relação ao nível projetado para 2021 de aproximadamente 15,1 milhões de veículos.

Os compradores de automóveis viram os preços saltarem drasticamente. O site Edmunds disse que os preços médios das transações de veículos novos atingiram novo recorde em novembro, em US$ 45.872 (R$ 260.415, na cotação atual), comparado com US$ 39.984 (R$ 226.989) novembro de 2020. O Edmunds também prevê que os preços de veículos usados irão passar de US$ 30 mil (R$ 170 mil) pela primeira vez em 2022.

A IHS Markit prevê que as vendas de veículos leves novos em todo o mundo chegarão a 82,4 milhões em 2022, em alta de 3,7%, enquanto as vendas de 2021 deverão subir apenas 2,9% globalmente, em relação a 2020.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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