PEC dos combustíveis iguala Bolsonaro a Dilma, diz economista-chefe da Verde Asset

Para analista de um dos fundos mais reputados do país, governo adota 'populismo eleitoreiro barato'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A PEC dos Combustíveis de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), classificada como kamikaze pelo Ministério da Economia por seu potencial impacto bilionário para as contas públicas, também é alvo de duras críticas de grandes investidores.

A proposta de desoneração dos combustíveis foi descrita como uma medida completamente equivocada e de caráter populista pelo economista-chefe da gestora Verde Asset, Daniel Leichsenring. Segundo ele, trata-se de uma tentativa do governo de reverter a "absoluta impopularidade".

"A proposta de eliminar os impostos sobre os combustíveis é um desvario completo, e não resiste a 1 minuto de considerações sobre sua qualidade ou conveniência", escreve o economista, na carta de gestão dos fundos da Verde Asset divulgada nesta terça.

Presidente Jair Bolsonaro evento
Presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (PE) - 8.fev.2022/Planalto no YouTube

Nesta terça-feira (8), a Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda, enquanto o dólar e os juros futuros avançam, também sob a influência da ata de tom mais duro do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central).

Leichsenring diz em seu texto que os governos de Bolsonaro e dos presidentes petistas " são irmãos gêmeos, separados no nascimento": "Quem poderia imaginar que o governo eleito em 2018 acusando o governo petista de instaurar o comunismo e implementar políticas econômicas totalmente equivocadas iria começar o último ano de seu mandato recorrendo às piores práticas do governo petista, de um populismo eleitoreiro barato, totalmente irresponsável?".

Segundo Leichsenring, o governo Bolsonaro chega ao fim de maneira praticamente indistinguível do governo Dilma do ponto de vista econômico. "Claro que diante dessa dinâmica, a taxa de juros acabará aumentando, numa bola de neve."

O economista-chefe da Verde afirma também na carta que a proposta acarretará em uma desoneração da ordem de, no mínimo, 1% do PIB, mas que pode chegar a até 3% do PIB.

"Se o ajuste fiscal não pode mais ser feito via gasto, só pode ser feito via arrecadação, e eis que surge essa proposta incompreensível de baixar os impostos em mais de 1% do PIB, sob a chocante justificativa do Ministério da Economia de que há excesso de arrecadação", aponta Leichsenring.

O economista estima um déficit nominal em 2022 próximo a R$ 730 bilhões. Com a proposta, a projeção para o déficit avança pelo menos até R$ 800 bilhões, prevê.

Após fechar 2021 com a segunda rentabilidade negativa de sua história, o fundo multimercado Verde, carro-chefe da gestora liderada por Luis Stuhlberger, avançou 1,49% em janeiro, contra o rendimento de 0,73% do CDI.

"Apesar da boa performance [do mercado brasileiro] no curtíssimo prazo, nos preocupa a escala das medidas populistas que o governo está sinalizando."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.