Primeira parcela do IPVA 2022 vence a partir do dia 10 em SP

Até o dia 23, motoristas do estado poderão pagar cota única com desconto de 5%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pagamento da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vence nesta quinta (10) para os donos de carros e motos com número final de placa 1, no estado de São Paulo.

O calendário de pagamentos desta primeira etapa vai até 23 de fevereiro, de acordo com a numeração final da placa.

Neste período, também é possível pagar o imposto em cota única, com desconto de 5%.

IPVA 2022 parcelado em cinco vezes começa a vencer em 10 de fevereiro - TV Globo/Reprodução

Veja o calendário de pagamento para carros e motos

Mês

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Parcela

Cota Única
com desc. 9%

1ª parcela ou cota única com desc. 5%

2ª parcela
com desc. 5%

3ª parcela
com desc. 5%

4ª parcela
com desc. 5%

5ª parcela
com desc. 5%

Placa

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Vencimento

Final 1

10/jan

10/fev

10/mar

11/abr

11/mai

10/jun

Final 2

11/jan

11/fev

11/mar

12/abr

12/mai

13/jun

Final 3

12/jan

14/fev

14/mar

13/abr

13/mai

14/jun

Final 4

13/jan

15/fev

15/mar

14/abr

16/mai

15/jun

Final 5

14/jan

16/fev

16/mar

18/abr

17/mai

20/jun

Final 6

17/jan

17/fev

17/mar

19/abr

18/mai

21/jun

Final 7

18/jan

18/fev

18/mar

20/abr

19/mai

22/jun

Final 8

19/jan

21/fev

21/mar

22/abr

20/mai

23/jun

Final 9

20/jan

22/fev

22/mar

25/abr

23/mai

24/jun

Final 0

21/jan

23/fev

23/mar

26/abr

24/mai

27/jun

Em 2022, pela primeira vez, os motoristas podem parcelar o tributo em até cinco vezes, com desconto de 5% em cada prestação. O limite anterior era de até três parcelas, mas foi alterado após aprovação de projeto pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 15 de dezembro. A nova regra foi anunciada pelo governador João Doria em 11 de dezembro.

A ampliação das parcelas do IPVA ocorreu em meio à disparada de preços dos carros, que aumentou o valor do imposto para 2022. Segundo a Fazenda paulista, o aumento médio no valor do tributo a ser pago é de 22,54%. Foi a primeira vez em dez anos que o valor médio do imposto aumentou.

Valor do IPVA

A alíquota do IPVA em São Paulo não mudou em 2022 e continua sendo de 4% sobre o valor venal para os veículos flex (que usam gasolina e biocombustíveis), e de 3% para os que são movidos exclusivamente a biocombustíveis, como etanol, eletricidade ou gás.

Mesmo com a alíquota igual, os proprietários vão pagar mais devido ao encarecimento no preço dos carros. Com o valor venal mais alto, o percentual referente ao imposto acaba também sendo elevado.

A valorização dos carros usados ocorreu pela combinação de demanda aquecida em um momento de dificuldades na indústria automobilística, que não consegue manter o ritmo de produção devido à falta de peças, principalmente chips semicondutores.

Como consultar o valor na Fazenda

No site da Secretaria de Fazenda de São Paulo há uma página dedicada à consulta (ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet_consulta/consulta.aspx).

Para consultar, o dono do carro precisará informar a placa e o número do Renavam, que consta no documento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

O sistema mostrará o valor total do imposto a ser pago à vista em fevereiro (com desconto de 5%), além do valor de cada uma das parcelas, para quem optar por quitar o imposto em cinco vezes. Se o contribuinte tiver créditos da Nota Fiscal Paulista, também aparecerá o valor utilizado.

Na consulta da Fazenda também aparece o valor a pagar pelo licenciamento e, se houver, débitos de IPVAs anteriores.

Como consultar e pagar nos bancos

A consulta e o pagamento nos bancos varia de acordo com a instituição e com o estado, pois depende de convênios específicos com as gestões estaduais.

No Itaú, o pagamento pelo aplicativo só é possível em São Paulo. O banco disponibiliza um link para essa consulta. Donos de veículos em Minas Gerais e no Paraná também conseguem usar o internet banking para esse serviço.

Nos terminais de autoatendimento, o caminho indicado por Itaú e Banco do Brasil é similar. O proprietário deve acessar os pagamentos e depois a opção "sem código de barras".

No BB, as escolhas seguintes serão, na sequência, "taxas e impostos", "débitos de veículos", "São Paulo" e, por último, "IPVA". No aplicativo, o cliente do Banco do Brasil encontrará a mesma sequência no link "pagamentos".

Na Caixa, quem usa o aplicativo ou o internet banking deve acessar "pagamentos". Nessa seção, ele poderá escolher entre usar ou não o código de barras e, sem seguida, deverá selecionar "Detran Veículos", e depois "IPVA". No caixa eletrônico, será necessário clicar em "tributos estaduais" e informar a sigla do estado.

O correntista do Bradesco encontra o link "Débito de Veículos SP" na lista de serviços do aplicativo. Ele deverá informar os dados do veículo e depois poderá escolher entre o pagamento em cota única ou agendar a primeira parcela para fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.