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Avião Jumbo cargueiro da Boeing completa 50 anos; veja fotos

Modelo entregue à Lufthansa em março de 1972 inaugurou uma nova era no transporte de carga

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Carlos Ferreira
Aeroin

Em 10 de março de 1972, a Boeing entregou o primeiro cargueiro widebody de sua história, um 747-200, para a Lufthansa. A entrega marcou uma nova era no transporte de carga: a capacidade expandida do 747, com sua porta frontal que podia carregar objetos enormes, significava que as empresas e despachantes poderiam entregar mais mercadorias mais rapidamente do que o envio por mar ou caminhão.

"A capacidade de enviar mais mercadorias por via aérea mudou o comércio global da noite para o dia", disse Darren Hulst, vice-presidente de Marketing Comercial. "Pessoas ao redor do mundo poderiam receber mercadorias em dias em vez de meses. Os cargueiros da Boeing desempenharam um papel significativo nisso e continuam a definir a arte do possível hoje no comércio eletrônico e no comércio global, graças à sua eficiência, versatilidade e nossa inovação contínua de produtos para atender às necessidades do mercado de amanhã".

Boeing entregou o primeiro cargueiro widebody de sua história, um 747-200, para a Lufthansa - Divulgação via Aeroin

Hoje, 90% da capacidade mundial pertence aos cargueiros da Boeing, que transportam milhões de toneladas de mercadorias ao redor do globo. De acordo com o Commercial Market Outlook 2021 da Boeing, a frota global de cargueiros (produção e conversões) deve crescer mais de 70% em relação a 2019, totalizando 2.610 novas entregas de cargueiros nas próximas duas décadas.

A frota global de cargueiros está prevista para chegar a 3.435 aviões até 2040 – incluindo o mais novo membro da família de cargueiros, o 777-8 Freighter , que deve ser entregue em 2027.

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