Descrição de chapéu Aeroin

British Airways cancela voos e funcionários saem à paisana por medo de apanhar

Interrupção foi causada por pane nos sistemas; sindicato atribui culpa à terceirização do suporte técnico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliano Gianotto
Aeroin

Após um problema nos sistemas da British Airways (BA) que levou ao cancelamento de diversos voos, alguns passageiros ficaram irritados a ponto de agredir os colaboradores que, com medo, tiveram que sair à paisana do aeroporto de Londres.

Todos os voos de curta distância da BA de Heathrow foram cancelados no último sábado (26), enquanto tudo, desde o site e o aplicativo voltados para os passageiros até os sistemas essenciais de controle de partidas, foi afetado pela falha do sistema.

Com a falha, funcionários da British Airways receberam cuspes e ainda foram submetidos a abusos, enquanto outros foram forçados a remover seus uniformes para escapar do Aeroporto de Heathrow sem serem cercados por passageiros irritados.

Logo da British Airways em aeroporto de Londres, no Reino Unido - Hannah McKay/Reuters

Os colaboradores precisaram ficar no aeroporto e orientar os passageiros com deficiência que eles teriam que dormir no local, além de observar os pais colocando seus filhos para dormir sobre as bagagens.

O colapso, causado por um incidente de TI, foi atribuído pelo sindicato GMB à decisão da companhia em terceirizar seu suporte técnico para a Índia em 2016 e demitir funcionários do setor. A British Airways sofreu uma outra falha de TI em 2017, teve seus sistemas invadidos um ano depois e ainda não disse qual foi a causa do último colapso.

"Não precisava ser assim – mas o subinvestimento no negócio, além da decisão em 2016 de demitir centenas de funcionários de TI dedicados e leais e terceirizar o trabalho para a Índia estão cobrando seu preço", disse o sindicato. "Nossos membros experientes, dedicados e trabalhadores temem que isso seja apenas a ponta do iceberg para a companhia aérea, com um verão de caos.

Em um comunicado, a British Airways assumiu a culpa pelos problemas: "Lamentamos aos nossos clientes, foi uma semana muito difícil e só podemos nos desculpar por qualquer interrupção adicional que eles possam experimentar esta noite. Estamos fazendo todo o possível para garantir que fornecemos informações atualizadas sobre o que está acontecendo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.