O site e o aplicativo Meu INSS estavam fora do ar na manhã desta quarta-feira (30), dia em que teve início a greve de médicos peritos. Com o serviço digital paralisado, segurados não conseguiam reagendar perícias e outros procedimentos presenciais. No início da tarde, o Meu INSS voltou a funcionar.
Além dos médicos, servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão em greve desde a semana passada, na chamada Operação Apagão. Ambas as categorias reivindicam reajuste de 19,9% no salário para repor a inflação acumulada desde 2019, dentre outras pautas.
Em testes realizados pela Folha na manhã desta quarta em diversos dispositivos, pelo site e pelo aplicativo, o acesso ao Meu INSS travou logo após o login. Advogados que atuam em processos previdenciários relatam que o serviço está com problemas desde a segunda-feira.
Segundo a Dataprev, empresa pública federal responsável pelo sistema, houve sobrecarga de acessos entre 10h15 e 12h15. "Durante este período os usuários tiveram dificuldades de acesso à aplicação. As equipes técnicas ampliaram a capacidade de disponibilidade de infraestrutura e o sistema já retornou à normalidade", informou a empresa.
Nesta manhã havia relatos de paralisação dos peritos nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. Já a paralisação dos servidores do INSS, segundo a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), alcançou 23 estados e o Distrito Federal.
Mesmo com a greve, alguns profissionais não aderiram e seguem atendendo normalmente. Por isso, Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), orienta que o segurado compareça à agência no dia e hora agendados, para não correr o risco de perder o benefício.
Caso o Meu INSS esteja fora do ar e o segurado não seja atendido, o IBDP orienta que a pessoa tente remarcar o procedimento presencialmente na agência.
Segundo Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), os profissionais decidiram fazer a paralisação porque não houve, até agora, sinalização do governo de que as pautas de reivindicação serão atendidas.
"O governo até agora não tomou uma atitude em relação à categoria, já insatisfeita há mais de um ano, desde que fomos forçados a voltar a trabalhar, em setembro de 2020, quando ainda não tinha nem vacina", afirma o servidor.
Para Alves, o ideal seria que os segurados já remarcassem a perícia, para não perder a ida até o local, embora não seja possível saber exatamente onde haverá paralisação. "Era para ter uma orientação; não sei se o governo está tomando uma atitude."
Como fazer o novo agendamento da perícia pelo Meu INSS
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
- Clique em "entrar com gov.br"
- Informe o CPF e vá em "Continuar"; digite sua senha e acesse "entrar"
- Na faixa azul, em cima, clique em "Serviços"
- Depois, vá em "Benefícios", em "Auxílio-doença" e, em seguida, em "Agendar perícia"
- Clique em "Perícia" e escolha "Remarcar perícia"; depois, vá em "Selecionar"
- Informe um número de documento, digite os caracteres da tela e vá em "Avançar'
- O sistema vai localizar o seu agendamento; basta seguir as orientações e reagendar o atendimento
Como reagendar a perícia por telefone
- Disque 135
- Após o sistema atender, digite seu CPF ou da pessoa para a qual você quer reagendar o exame médico
- Em seguida, será informado o número do protocolo; anote-o
- Se quiser que o número seja repetido, tecle 1; caso contrário, aguarde na linha
- Disque 0 para falar com um (a) atendente
- Virá a informação de que a chamada será gravada
- Em seguida, um funcionário atenderá o telefone
- Informe para a (o) atendente que quer remarcar a perícia
- Anote as informações que forem passadas
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