Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia

UE subsidiará preços de combustíveis em meio a crise na Ucrânia

Aumento do preço do petróleo tem provocado uma onda de subsídios ao redor do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jan Strupczewski
Bruxelas | Reuters

Os ministros das Finanças da União Europeia concordaram nesta terça-feira (15) em subsidiar os preços dos combustíveis para cidadãos e oferecer apoio às empresas atingidas pelo aumento dos preços de energia resultante da guerra na Ucrânia, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.

"A estratégia é baseada em três aspectos-chave. Primeiro, o apoio a todas as famílias afetadas pela forte elevação dos preços dos combustíveis. Fizemos isso na França e muitos outros países europeus fizeram o mesmo, ou estão pensando em fazer isso", afirmou Le Maire.

Bandeiras da União Europeia na sede da comissão do bloco, na Bélgica - Yves Herman - 10.abr.2019/Reuters

A segunda medida de apoio é a ajuda às empresas mais afetadas pela alta dos preços do gás, expostas à concorrência internacional ou ao mercado russo.

A terceira é a diversificação de fontes energéticas para tornar a UE independente da Rússia, a maior fornecedora de energia do bloco, responsável por 45% do gás usado, mais de um quarto do petróleo e metade do carvão.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse que os países da UE podem financiar esse investimento com empréstimos muito baratos disponíveis sob o fundo de recuperação do bloco que permanecem inexplorados.

O aumento do preço do petróleo e seu efeito no preço dos combustíveis e da energia tem provocado uma onda de medidas de contenção ao redor do mundo: governos estão cortando impostos da commodity em um momento em que a opinião pública se sensibilizava em relação ao uso de combustíveis fósseis, um dos responsáveis pela crise climática.

Embora a guerra na Ucrânia tenha agravado a situação, os cortes de impostos, assim como o aumento de preços, são anteriores. No Brasil, membros do governo tentam chegar a um consenso sobre quais medidas complementares serão adotadas para conter a escalada de preços nas bombas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.