Descrição de chapéu internet

Orkut voltou? Fundador diz que constrói 'algo novo'

'Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir', afirmou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desativado desde 2014 o site do Orkut passou a exibir uma mensagem nos últimos dias que levou o retorno da nostálgica rede social a ser um dos temas mais comentados do Twitter. O homônimo fundador disse estar "construindo algo novo" e avisou: "Vejo você em breve!"

A rede de comunidades sem um feed de conteúdo, como a maioria das atuais, foi criada em 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten e desativada dez anos depois. Ela alcançou grande sucesso no Brasil, até que o Facebook invadiu os computadores brasileiros por volta de 2011.

O texto do fundador, disponível em inglês e português, passa pela sua história e cutuca pontos polêmicos das redes que desbancaram a sua invenção.

"Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos", afirma, em uma referência ao modelo do Facebook e do Instagram, por exemplo.

"Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula", afirma. "E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!"

Print de tela do computador mostra a página de login da antiga rede social Orkut. A interface é azul clara, com "orkut" escrito em roxo no centro, e os campos de usuário e senha na parte direita
Página de login da antiga rede social Orkut - Orkut/Divulgação

​O ex-engenheiro de software da Google ainda não se manifestou em suas outras redes sociais sobre a mensagem.

A possível volta do Orkut rendeu piadas pela internet.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.