Veja como cada deputado votou na PEC que turbina benefícios sociais às vésperas das eleições

Oposição criticou texto, mas votou favoravelmente à proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Apesar de ter criticado a PEC (proposta de emenda à Constituição) que amplia os benefícios sociais em ano eleitoral, a oposição orientou favoravelmente nas duas votações principais do texto.

A PEC estabelece um estado de emergência que permite ao presidente Jair Bolsonaro (PL) turbinar benefícios sociais a poucos meses da votação para a Presidência enquanto ele continua em segundo lugar nas pesquisas. Sem a PEC, ampliar os pagamentos enfrentaria impedimentos previstos na legislação fiscal e eleitoral.

No primeiro turno, o texto-base foi aprovado na noite de terça-feira (12) por 393 a 14 —eram necessários ao menos 308 votos. Nesta quarta-feira (13), os deputados rejeitaram, por 361 votos a 142, o destaque para suprimir a expressão "estado de emergência" do texto.

Na votação em segundo turno, o texto-base foi aprovado por 469 a 17 —precisava, de novo, de ao menos 308 votos. Após a votação final dos destaques nesta quarta, a PEC segue para promulgação —o que deve ocorrer nos próximos dias.

Veja aqui como votou cada deputado

Presidente Arthur Lira (PP-AL)
Presidente Arthur Lira (PP-AL) em sessão da Câmara para votação da PEC que amplia benefícios em ano eleitoral - Gabriela Biló/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.