O AliExpress, marketplace do gigante chinês Alibaba, promete descontos de até 90% no Brasil a partir de 1° de novembro, semanas antes da Black Friday, em comemoração ao período do chamado "Dia dos Solteiros", data festiva da China marcada por fortes promoções de varejistas.
A empresa é um dos muitos nomes estrangeiros que vêm acirrando a disputa no varejo local, ao lado de companhias como Shopee, de Singapura. Para atender à demanda do período, o AliExpress terá quatro aviões adicionais para transporte de produtos do exterior para o Brasil.
A diretora do AliExpress no Brasil, Briza Bueno, disse a jornalistas que uma nova expansão logística perene de voos depende do resultado de vendas. "Estamos sempre abertos a esse movimento, é só realmente a gente entender como isso acontece após 11 de novembro."
O chamado Dia dos Solteiros é uma data de vendas criada pelo próprio Alibaba na China, a partir de uma comemoração informal no país que ocorre em 11 de novembro. No início, em 2009, era um festival de 24 horas, mas agora trata-se de duas semanas de promoções a partir do dia 1° de novembro.
O AliExpress também lançou nesta quinta-feira, em parceria com a Infracommerce, "full commerce" no país —oferta de serviços, incluindo de logística, para os vendedores de seu marketplace. Com o serviço, a empresa amplia a concorrência com rivais já estabelecidos no país como Mercado Livre, Via, Magazine Luiza e Americanas.
Briza reiterou que ter um centro de distribuição no país está nos planos do AliExpress, mas não deu detalhes de quando o projeto deve sair do papel.
O AliExpress prevê crescimento de vendas no período do Dia dos Solteiros no Brasil ante o ano passado, mas Briza não deu detalhes.
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