Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula critica abatimento dos mais ricos em Imposto de Renda e promete mudanças

Candidato a presidente participou de ato de campanha em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a prometer isenção no Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5.000, disse que irá fazer uma reforma tributária progressiva e criticou o abatimento de tributos concedido a pessoas ricas.

O petista afirmou que "não é normal" que uma pessoa que ganha seis salários mínimos seja considerada rica e esteja entre os 10% mais ricos do país. E destacou que 68% da arrecadação do Imposto de Renda vem de pessoas que ganham pouco.

"Agora, quem tem lucro, quem tem dividendo, não paga. Quem é rico ainda desconta o plano de saúde que paga e quem termina pagando são os pobres que não têm plano de saúde. Então, nós vamos mudar essa história", disse.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato de campanha em Salvador
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato de campanha em Salvador - Felipe Iruatã/Reuters

As declarações foram dadas nesta quarta-feira (12) em Salvador, onde Lula participou de um ato eleitoral.

Em pronunciamento à imprensa, o ex-presidente prometeu fazer uma reforma tributária que beneficie os mais pobres.

"Tem muita gente ganhando pouco, e muitos poucos ganhando muito. Tem que ter uma inversão. Nós vamos ter que fazer uma política tributária correta. Não é possível que um trabalhador que vai comprar um quilo de feijão pague o mesmo imposto que paga o presidente do Santander", disse.

Mais tarde, em discurso em cima de um trio elétrico no Farol da Barra, o ex-presidente também falou sobre a fome, especialmente das crianças.

"Quantas crianças vão dormir sem poder tomar um copo de leite? Isso não é normal. Isso não é falta de dinheiro, é falta de vergonha na cara da elite brasileira", afirmou.

Afirmou ainda que, a despeito do cenário de retomada econômica mostrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha no rádio e televisão, milhões de crianças devem passar o Dias das Crianças "sem uma única lembrança porque o pai e mãe não podem dar".

"Eu sempre digo que as pessoas não querem muito. As pessoas querem o suficiente para viver com decência", disse.

Em clima de Carnaval, Lula percorreu um trecho de cerca de 2,5 quilômetros entre o Morro do Gato e o Farol da Barra em cima de uma camionete. Os organizadores estimam que ao menos 100 mil pessoas participaram do ato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.