Atraso na entrega e maquiagem de descontos lideram reclamações na Black Friday

Demora está no topo do ranking do Procon; já propaganda enganosa é líder de queixas do Reclame Aqui

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São Paulo, Ribeirão Preto e Salvador

Demora na entrega dos produtos e propaganda enganosa estão no topo das reclamações do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e do Reclame Aqui na Black Friday deste ano.

Dos 697 atendimentos feitos pelo Procon até o fim da tarde desta sexta-feira (25), 232 são relacionados a espera excessiva pelo produto, o que corresponde a 33% das ocorrências. Em segundo lugar estão relatos de quem recebeu uma mercadoria diferente da que comprou, empatado com os que reclamam de maquiagem de desconto, ambos com ou 11,7%.

No ranking do Reclame Aqui, um dos sites mais populares de reputação de empresas, propaganda enganosa lidera, com 17,96%, seguida por atraso na entrega, com 15,69% dos comentários, segundo dados fechados na noite desta sexta.

Movimentação de consumidores e vendedores na Magazine Luiza da Marginal Tietê, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Principais problemas, segundo o Procon

Demora na entrega 33,3%
Produto diferente do pedido 11,8%
Maquiagem de desconto 11,8%
Produto ou serviço indisponível 10%
Mudança de preço ao finalizar a compra 9,5%

Segundo dados do Reclame Aqui, os produtos com maior número de reclamações foram os serviços de entrega, tênis e camisetas, que representam, respectivamente, 6%, 5,1% e 4,6% das reclamações. TV e cartão de crédito ocupam quarto e quinto lugares, com 3,6% e 3,4%, respectivamente.

O levantamento foi feito entre 12h de quarta-feira (23) e 21h desta sexta. O número total de queixas até as 15h, 7.715, estava quase no mesmo patamar em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando os usuários fizeram 7.396 reclamações.

O site afirma que o interesse dos usuários foi deslocado para a Copa do Mundo neste ano, o que contribuiu para uma Black Friday morna, sem grandes promoções. O cenário também foi agravado pela alta nos juros e pelo crédito limitado dos consumidores.

Segundo pesquisa da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o ecommerce brasileiro, em parceria com a ClearSale, especialista em inteligência de dados, a Black Friday de 2022 fechou o dia com o faturamento em mais de R$ 3,1 bilhões –valor 34,18% menor que no mesmo período do ano passado.

O Reclame Aqui aponta, ainda, que a falta de promoções de eletrodomésticos e eletroeletrônicos fez com que o consumo de calças, blusas, calçados, camisetas e até perfumaria aumentasse. "A Black, que era pra ser a da Copa, se tornou a Black Friday do Lookinho", diz o site.

Usuários do Reclame Aqui também denunciaram os primeiros golpes da Black Friday.

De acordo com relatos de consumidores de São Paulo, o site da rede varejista Magazine Luiza teria sido alvo de ações fraudulentas. Dois consumidores informaram ao Reclame Aqui que a busca por eletrodomésticos em promoção retornou com links maliciosos.

"Estava pesquisando uma máquina de lavar, e achei pelo Google um site que se dizia da ‘Magalu’, com preço acessível, porém o site era falso. Não me atentei, pois era tão idêntico ao original que não desconfiei. No fim, comprei a suposta máquina e, após isso, achei estranho não ter chegado nada no meu email, nenhuma mensagem. Fui pesquisar mais a fundo e me deparei com outras reclamações de outras pessoas. Não comprem neste site, se atentem mais aos detalhes do site", diz o usuário.

Até as 19h desta sexta, as categorias com maior número de ofertas nas últimas 24 horas no site Promobit eram informática, beleza e moda masculina. Aparelhos de TV lideravam o ranking, seguidos de celulares Android e notebooks.

No mesmo período, relógios e joias, games e moda masculina lideravam as promoções mais atrativas, com descontos médios de 50%, 46% e 46%, respectivamente. As ofertas duraram, em média, cinco horas nesse intervalo, segundo a plataforma especializada em descontos.

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