Procura pela camisa da seleção dispara às vésperas da estreia na Copa

Produto está no ranking dos mais buscados do Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A estreia da seleção brasileira contra a Sérvia nesta quinta-feira (24), véspera de Black Friday, fez disparar a procura por camisetas do time pentacampeão.

Até pouco tempo associadas à polarização política –os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tomaram a camisa como indumentária oficial–, a camiseta amarela voltou às origens com o Brasil em campo. O próprio presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou nesta quarta um vídeo nas suas redes sociais em que aparece carregando a bandeira brasileira, com a mensagem: "O verde e amarelo pertence a todas as cores deste país."

De acordo com o líder nacional em comércio eletrônico, o Mercado Livre, o produto foi o mais buscado na terça-feira (22), passando à frente de celulares (segundo item mais buscado no marketplace), notebooks (em quarto lugar) e ventiladores (quinto), em plena Black Friday.

mulher perto da camiseta amarela da seleção brasileira de futebol
Venda da camisa da seleção brasileira na rua 25 de Março, tradicional centro de comércio popular de São Paulo. - Rivaldo Gomes/Folhapress

"O primeiro lugar em buscas foi 'camisa do Brasil' e, o terceiro, 'camiseta do Brasil', o que nos faz concluir que a procura pelo principal item da seleção teve tanta demanda que conseguiu transformar o top 5 em um top 4, o que só demonstra que o consumidor brasileiro é apaixonado por futebol", disse Júlia Rueff, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre.

O produto também está na lista dos mais vendidos da Amazon, atualizada hora a hora. Nesta quarta, por volta das 13h, a camisa oficial da seleção brasileira era o oitavo produto mais vendido da versão brasileira do site.

Na lista dos produtos em alta, a camisa era o quinto item do ranking, com preços a partir de R$ 94,90. Por produto em alta a Amazon entende itens que mais cresceram em vendas nas últimas 24 horas. No caso da camisa da seleção, o avanço foi de 1.174% no período.

No Magazine Luiza, a camisa da seleção está entre os cinco produtos mais buscados do marketplace. De acordo com o Magalu, a procura cresceu 72% nesta quarta (23) em relação a uma semana atrás.

Mas não foram apenas os grandes marketplaces que registraram a busca pela camiseta verde e amarela. Nas ruas do bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo, pequenos varejistas expunham seus estoques, enquanto consumidores de última hora corriam para garantir o manto, em versões pirata da camisa oficial amarela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e também outras, mais estilizadas, nas cores azul e verde. Tudo em clima de Black Friday, com preços entre R$ 15 e R$ 25.

"Esta é realmente uma Black Friday que vai entrar para a história, pela conjunção da principal data do varejo com o maior campeonato de futebol do mundo", disse à Folha Fernanda Nakazaki, líder de insights do Mercado Livre para a América Latina. "Como resultado, vemos essa busca acelerada por camisetas do Brasil."

Uma busca que vai permanecer nos próximos dias, segundo os varejistas, a depender do desempenho da seleção canarinho em campo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.