Descrição de chapéu tiktok tecnologia

Congresso dos EUA debate proibir TikTok em dispositivos do governo

Aplicativo afirma que as preocupações dos congressistas são alimentadas por desinformação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson
Washington | Reuters

Parlamentares norte-americanos incluíram na proposta de gastos do governo do país uma ferramenta para impedir que funcionários dos Estados Unidos usem o aplicativo chinês TikTok em dispositivos governamentais.

O Senado dos Estados Unidos votou na semana passada um projeto de lei apoiado pelo senador republicano Josh Hawley para impedir que funcionários federais usem o aplicativo de vídeos curtos em dispositivos do governo.

Logo do TikTok em Culver City, na Califórnia - Mario Tama - 20.dez.2022/Getty Images via AFP

A proibição do app foi incluída em uma medida abrangente voltada ao financiamento das operações do governo dos EUA e que deverá ser votada nesta semana. O projeto de lei dá ao Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca 60 dias "para desenvolver padrões e diretrizes para a remoção" do TikTok de dispositivos federais.

O aplicativo controlado pela ByteDance disse que as preocupações dos congressistas norte-americanos são amplamente alimentadas por desinformação. A lei não afeta os mais de 100 milhões de norte-americanos que usam o TikTok em dispositivos pessoais ou corporativos.

Muitas agências federais dos EUA, incluindo a Casa Branca e os departamentos de Defesa, Segurança Interna e de Estado, já baniram o TikTok de dispositivos governamentais.

Cerca de 19 dos 50 Estados norte-americanos já bloquearam pelo menos parcialmente o acesso ao serviço do TikTok em computadores governamentais. A maioria das restrições ocorreu nas últimas duas semanas.

Na semana passada, o senador republicano Marco Rubio anunciou um projeto de lei para proibir o aplicativo. O texto bloquearia todas as transações de qualquer empresa de rede social da China e da Rússia.

Em 2020, o então presidente dos EUA Donald Trump tentou impor medidas para bloquear o uso do aplicativo no país, mas perdeu uma série de batalhas judiciais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.