Descrição de chapéu América Latina

México rejeita ideia de moeda comum latino-americana

Presidente López Obrador disse que há razões para o país continuar mantendo o dólar como referência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta terça-feira (24) que o país rejeita aderir à ideia de criação de uma moeda comum na América Latina para transações comerciais, similar à proposta feita por Brasil e Argentina.

"Não estaríamos de acordo. Nós temos muitas razões para continuar mantendo o dólar como referência", disse o chefe de Estado em entrevista a jornalistas.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador - Henry Romero/Reuters

López Obrador foi questionado sobre o anúncio feito por Brasil e Argentina na segunda (23) de que vão explorar a possibilidade de desenvolver um mecanismo de câmbio comercial em que seja utilizada uma "moeda comum" para, assim, reduzir a dependência do dólar.

A moeda comum não é uma moeda única —Brasil e Argentina seguiriam com o real e o peso, respectivamente.

O chefe do Executivo mexicano disse que desconhece os detalhes da iniciativa proposta após um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández.

Lula explicou que a meta é que os ministros de ambos os países façam propostas para que as transações comerciais entre as duas nações sejam feitas através de uma moeda comum.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.