Saiba quem é quem na crise da Americanas

Gestão do grupo é feita por poucos diretores que centralizam a tomada de decisões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Composta por 5 diretores e um conselho de administração formado por 7 pessoas, sendo 4 representantes dos acionistas de referência e 3 membros independentes, a estrutura de gestão da Americanas é enxuta e teve baixa rotatividade nas duas últimas décadas.

O atual conselho foi formado durante o processo de fusão da B2W com as Lojas Americanas, formando a Americanas. Os nomes foram indicados pelos principais acionistas da companhia.

O trio de bilionários da 3G Capital, Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, acionistas de referência da Americanas - Divulgação

Por meio do formulário de referência da empresa —documento obrigatório disponibilizado pelas companhias abertas ao mercado—, a reportagem traz o perfil do comando da Americanas S.A.

Trio de acionistas de referência

Jorge Paulo Lemann

Homem mais rico do Brasil. Economista, investidor e empresário bilionário é um dos fundadores da Ambev e da 3G Capital.

Um dos controladores da Americanas desde 1982, chegou a ser membro do conselho da companhia.

Apesar de morar na Suiça, terra de seu pai, nasceu no Rio de Janeiro, em 1939. Lemann defende a meritocracia e foi um dos que instituiu no mercado financeiro brasileiro a cultura de pagar salário abaixo da média com bônus milionários.

Ao lado dos sócios da 3G Capital, fez acordos milionários com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para encerrar processos administrativos. Em um deles, o trio foi acusado de abuso de poder de controle na Ambev para "aumentar sua participação na companhia em detrimento dos acionistas minoritários".

Em 2021, deixou o conselho da Kraft-Heinz, que está sob o guarda-chuva da 3G Capital e precisou fazer correção contábil em 2019 após encontrar erro milionário em balanços financeiros.

Ao lado dos administradores da Americanas, é alvo de um processo da CVM que investiga a conduta dos empresários após o anúncio das "inconsistências contábeis" que culminaram com o pedido de recuperação judicial nesta quinta-feira (19).

Carlos Alberto Veiga Sicupira

Conhecido como Beto Sicupira, está entre os 200 homens mais ricos do mundo e é parceiro de investimentos de Lemann e Marcel Telles na AB Inbev, a maior cervejaria do mundo, e na 3G Capital.

Foi presidente do conselho da Americanas entre 1983 e 1991 e tem cadeira no conselho até hoje. Teve peso fundamental na recriação da marca da varejista.

Marcel Herrmann Telles

Sócio-fundador da 3G Capital ao lado de Lemann e Sicupira, figura entre os três mais ricos do Brasil. Foi diretor da Brahma, renovando a estrutura da empresa e enxugando a folha de pagamentos com medidas como o corte, em alguns casos pela metade, do valor da aposentadoria a que os beneficiários teriam direito pelo fundo de previdência da cervejaria.

Nasceu e mora no Rio de Janeiro, onde se formou em economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Eduardo Saggioro Garcia

Assumiu a presidência do conselho da Americanas quando Carlos Alberto Sicupira renunciou, em 2020. Antes, era conselheiro da companhia.

Graduado em engenharia de produção pela UFRJ e mestrado em engenharia de gestão pelo politécnico de Turim, é sócio-fundador da Visagio, empresa de tecnologia e consultoria de gestão, e sócio da LTS Investments, que "representa a holding e o escritório de investimentos das famílias Lemann, Telles e Sicupira, além de alguns de seus sócios de longa data", segundo perfil no LinkedIn.

É ainda membro efetivo do conselho da São Carlos Empreendimentos, de investimento e administração de imóveis comerciais no Brasil.

Atuou nos últimos anos como membro do conselho de administração da Casas Pedro, da Equatorial Energia e da CVC.

Cláudio Moniz Barreto Garcia

Está no grupo Americanas desde maio de 2018. Membro do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Gente&Sustentabilidade e membro do Comitê Digital&Clientes da Americanas S.A.

Começou a carreira na Ambev, como estagiário na Brahma com Marcel Telles. Atuou em várias posições nas áreas financeira, operações e na diretoria de tecnologia e serviços compartilhados. Na Anheuser-Busch Inbev foi diretor de gente e tecnologia e em 2019, tornou se membro do conselho da AB Inbev. Cofundador da Garcia Family Foundation, atuando nas áreas de cultura e educação.

Paulo Alberto Lemann

Filho de Jorge Paulo Lemann. Membro do conselho da Americanas desde 2005, onde também atua como especialista financeiro nos comitês financeiro e de Gente&Sustentabilidade.

Trabalhou na Andersen Consulting, Banco Marka e na Dynamo Asset. Em 2005, fundou a Pollux Capital. É membro do Conselho da AB Inbev.

Mauro Muratorio Not

Membro independente do conselho da Americanas e presidente do comitê de auditoria da companhia.

Iniciou a carreira na Sharp, em 1975, onde trabalhou por dez anos nas áreas de custos e orçamentos, planejamento estratégico e marketing.

Em 1985, foi contratado pela Microsoft, ocupando diversas posições, fundando, em 1989, a Microsoft Brasil e, em 1992, a Microsoft chile.

Em 2001, assumiu a diretoria de estratégia corporativa da Microsoft América Latina, deixando a companhia em 2003.

Atualmente, é empresário no setor de agronegócio. Sócio fundador da Invixx Investimentos e sócio da Indústria Brasileira do Peixe.

Sidney Victor da Costa Breyer

Membro independente do conselho da Americanas e integrante do comitê de auditoria da companhia.

Entre 1999 e 2001, atuou como professor de marketing digital na FGV-RJ. Nos últimos anos, atuou como diretor presidente da Aglog Datacenters, diretor presidente da Aggir Capital, presidente do conselho da Yenzah Cosméticos e membro do conselho de empresas como Cultura Inglesa, Brazil Brokers, Eleva Educação e Gera Venture Capital. Fundador e mantenedor da Associação Instituto Potencial.

Vanessa Claro Lopes

Membro independente do conselho da Americanas e integrante do comitê de auditoria da companhia. É também coordenadora do comitê de auditoria e membro independente do conselho da administração da Light.

Com mais de 20 anos de experiência profissional, foi presidente do conselho fiscal da Via Varejo, diretora da auditoria interna Corporativa do Grupo TAM e responsável pela equipes de auditoria das empresas de telefonia móvel do Grupo Telefônica.

Atualmente, é membro independente do conselho de administração e do comitê de auditoria e ética da Afya Educacional, coordenadora do comitê de auditoria da Tegma, membro do comitê de auditoria, riscos e ética da Embraer e dos conselhos fiscais da Cosan, Comgás e Cosan Logística.

DIRETORIA

João Guerra Duarte Neto

CEO interino até 2024. Diretor estatutário da Americanas desde 2013. Ingressou nas Lojas Americanas em 1991 como analista de planejamento na área financeira. Em 1995, foi promovido a coordenador financeiro, função na qual permaneceu até 1998 ao se tornar chefe de departamento da área de tecnologia.

José Timotheo de Barros

Vice-presidente de lojas físicas, logística e tecnologia. Ingressou nas Lojas Americanas em 1996 na área de Operações. Em 1997, tornou-se Gerente de Planejamento, função na qual permaneceu até 1999 ao se tornar Gerente de Logística da Americanas.com.

Conduziu o processo de integração do Shoptime em 2005 e de fusão com o Submarino em 2006. Foi CFO da B2W Digital e da Lojas Americanas. Assumiu a Diretoria de Operações da B2W de 2011 até 2018, quando se tornou o CEO da Let's, plataforma de logística e distribuição da Lojas Americanas e B2W Digital.

Anna Christina Ramos Saicali

Fundadora e CEO da Ame Digital desde a sua criação em 2019. Ingressou na Companhia em 1997, onde atuou nas áreas de tecnologia e de gente, tendo como destaques: a estruturação da plataforma tecnológica, a criação da Americanas.com e a implantação do modelo de estrutura organizacional. Foi diretora estatutária de ambas as áreas e CEO da Americanas.com. Responsável pela aquisição do Shoptime em 2005 e pela fusão com o Submarino em 2006, que resultou na criação da B2W Digital em 2007, ficou à frente da empresa como CEO até 2018 e presidente do conselho de administração até 2021.

Marcio Cruz Meirelles

CEO da Plataforma Digital. Ingressou nas Lojas Americanas em 1994 na área de Operações. Em 1999, assumiu a área de Controle e Prevenção de Perdas, onde atuou até 2002. Em 2003, liderou o projeto de criação da Americanas Express, e inaugurou a primeira loja desse modelo. Em 2004, assumiu a área Financeira como Superintendente, onde permaneceu até 2007. Em 2007, liderou o processo de compra e integração da Blockbuster. Em 2009, assumiu a Diretoria Comercial e Marketing. De 2011 a 2018, atuou como Diretor Comercial na B2W Digital. Foi CEO da B2W até 2021.

EX-CEO

Miguel Gutierrez

Ficou 30 anos na Americanas, 20 deles na presidência da empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.