Bill Gates compra participação na Heineken

Apesar do negócio, o fundador da Microsoft diz que não bebe muita cerveja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toby Sterling
Amsterdã | Reuters

Bill Gates comprou 3,76% de participação na gigante holandesa de bebidas Heineken Holding NV.

Um documento da AFM (Autoridade de Mercados Financeiros da Holanda) disse que as ações foram adquiridas em 17 de fevereiro. A Heineken Holding detém o controle acionário da cervejaria Heineken NV.

Gates comprou as ações da mexicana Femsa, que está vendendo a cervejaria.

Bill Gates, fundador da Microsoft, participa de evento com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, na Imperial College University, em Londres - Justin Tallis - 15.fev.2023/Pool via Reuters

O bilionário fundador da Microsoft já afirmou não ser um grande apreciador de cerveja.

Um documento separado também datado de 17 de fevereiro mostrou que a Femsa vendeu todas as 18 milhões de ações que detinha na Heineken Holding. Gates comprou 10,8 milhões de ações, no valor de 883 milhões de euros (R$ 4,8 bilhões) a preços de mercado atuais, o que o obriga a divulgar as informações segundo as regras do mercado de ações holandês.

Em uma sessão de bate-papo em 2018 no Reddit, Gates disse que "não era um grande bebedor de cerveja".

"Quando acabo em algo como um jogo de beisebol, bebo cerveja light para entrar na vibe de todos os outros bebedores de cerveja. Desculpe desapontar os verdadeiros bebedores de cerveja."

A Fundação Bill & Melinda Gates, lançada pelo bilionário e sua ex-esposa, não estava imediatamente disponível para comentar.

Também nesta quarta (22), a Heineken anunciou que espera deixar a Rússia em 2023, depois de ser acusada por um site holandês de manter suas operações no país, apesar de ter anunciado a retirada no ano passado passado devido à invasão da Ucrânia.

A plataforma FollowTheMoney afirmou na terça-feira (21) que a empresa, a segunda maior do ramo de cervejas do mundo, está "quebrando sua promessa" por seguir investindo na Rússia.

A informação tem como base relatórios de atividade da filial russa do grupo.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.