Descrição de chapéu Financial Times juros

Fed desacelera alta de juros para 0,25 ponto com inflação mais controlada

Banco central dos EUA desacelera ritmo de grandes aumentos promovidos nas últimas reuniões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Colby Smith
Washington | Financial Times

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) elevou sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (1°), marcando um retorno aos aumentos mais lentos depois do aperto monetário agressivo promovido no ano passado.

Com a inflação subindo menos que o esperado e a atividade econômica começando a esfriar, o Fomc (comitê de mercado aberto do Fed) elevou a taxa de referência para entre 4,5% e 4,75%, o nível mais alto desde setembro de 2007.

Em seu comunicado, o Fed afirmou que o Fomc espera que "os aumentos contínuos no intervalo da meta sejam apropriados" para garantir que a instituição está restringindo a economia o suficiente para controlar a inflação. Isso indica que o banco está inclinado a aumentar ainda mais os custos dos empréstimos após esta reunião.

Fachada do Federal Reserve, localizado em Washington - Kevin Dietsch - 19.set.2022/AFP

O Fed acrescentou que, embora a inflação tenha "desacelerado um pouco", ainda permanece elevada.

O aumento de 0,25 ponto representa uma ruptura com os aumentos incomuns de 0,5 e 0,75 ponto nas taxas do Fed em 2022, enquanto lutava contra a inflação crescente.

Por outro lado, o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra devem aumentar as taxas em 0,5 ponto na quinta-feira (2).

"O Fed está mais adiantado no ciclo de aperto e outros bancos centrais têm mais trabalho a fazer [para derrotar a inflação alta]", disse Neil Shearing, economista-chefe da Capital Economics.

Apesar de uma queda maior do que a esperada na inflação da zona do euro em janeiro, o núcleo da inflação no bloco continua alto.

Autoridades do Fed disseram que um aperto mais lento dará mais tempo ao banco para avaliar o impacto do aumento acumulado de 4,25 pontos na taxa de juros no ano passado, além de fornecer maior flexibilidade para ajustar o curso, se necessário.

Mas o Fed ainda deve sinalizar que mais aumentos de juros são necessários, apesar do ceticismo do mercado sobre quantos aumentos o banco realizará e quando começará a cortar os custos dos empréstimos.

Com o crescimento dos salários permanecendo alto e o número de vagas de emprego nos EUA aumentando novamente em dezembro, as autoridades do Fed ainda não acreditam que o mercado de trabalho tenha esfriado o suficiente para reduzir a inflação para a meta de 2%.

A demanda por trabalhadores foi inesperadamente alta no mês passado, com os empregadores abrindo 572 mil vagas adicionais no último dia de 2022. Isso elevou o número total de vagas para 11 milhões, de acordo com o Departamento de Trabalho.

Isso representa um aumento em relação às 10,46 milhões de aberturas registradas em novembro, superando a previsão dos economistas de que as aberturas cairiam para 10,25 milhões, mas ainda abaixo do recorde estabelecido em março de 2022.

Tradução de Marcelo Azevedo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.