Descrição de chapéu China

Com Tesla em queda, Musk chega a Pequim e encontra primeiro-ministro

'Todos os carros serão elétricos no futuro', diz empresário, que vem perdendo mercado; Li Qiang cita cooperação como modelo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim

Após dias de especulação em mídia social, o CEO da montadora Tesla, Elon Musk, chegou a Pequim neste domingo (28) e declarou, em vídeo veiculado pelo Yuyuantantian, canal de Weibo ligado à rede CCTV: "Estou muito feliz em ver o progresso dos veículos elétricos na China. Todos os carros serão elétricos no futuro".

O telejornal da emissora mostrou depois que Musk se reuniu, já no domingo, com o primeiro-ministro Li Qiang, que declarou que "o desenvolvimento da Tesla na China pode ser considerado um exemplo bem-sucedido de cooperação econômica sino-americana".

"O mercado de grande escala da China permanecerá sempre aberto a empresas estrangeiras", acrescentou Li. "Quando a China faz uma promessa, cumpre. Continuará a trabalhar na expansão do acesso e no reforço das garantias, para proporcionar um melhor ambiente de negócios e um apoio mais forte, para que empresas de todos os países possam investir com facilidade e confiança."

O empresário Elon Musk se reúne com o primeiro-ministro Li Qiang em Pequim, em 28 de abril de 2024 - Xinhua/Wang Ye

Musk, segundo a CCTV, disse para Li que a "gigafábrica" da montadora em Xangai "é a fábrica de melhor desempenho da Tesla, graças ao trabalho árduo e à sabedoria da equipe chinesa". Acrescentou a disposição de "aprofundar ainda mais a cooperação com a China, para alcançar mais resultados mutuamente benéficos".

Em postagem em sua própria plataforma, X, Musk se disse "honrado" e lembrou que ele e Li se conhecem "há muitos anos agora, desde os primeiros tempos de Xangai", quando o primeiro-ministro, então na administração local, viabilizou a montadora na cidade.

No início da noite, foi divulgada por dois órgãos reguladores chineses uma nota sobre a inspeção de exigências para o "processamento de dados automotivos" da Tesla. Informa que os modelos produzidos pela empresa no país "cumprem integralmente os requisitos regulamentares" e que ela estabeleceu um datacenter em Xangai para o armazenamento de dados.

Entre vídeos de Musk jantando num restaurante de "hot pot", espalhou-se em mídia social que está sendo organizado para esta segunda, na loja central da Tesla em Pequim, um "test drive" da direção autônoma dos carros da montadora, até então ausentes no país. Segundo a agência Reuters, entre os objetivos da viagem estava obter a aprovação para o lançamento do software.

O empresário também se reuniu com o presidente do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, Ren Hongbin. A Tesla não participa com estande da Auto China 2024, feira de automóveis aberta no último dia 24 e organizada por Ren. O evento tem como maior atração o lançamento do primeiro carro da Xiaomi, entre outros concorrentes da montadora americana.

A Tesla vem perdendo presença no mercado chinês e mundial e, duas semanas atrás, anunciou a demissão de 10% de seus funcionários ao redor do mundo, inclusive na China. Dois dias depois, em contrapartida, anunciou o início neste mês de maio da construção de uma "megafábrica" de baterias em Xangai.

Na semana passada, Musk cancelou uma viagem à Índia, onde se reuniria com o primeiro-ministro Narendra Modi na reta final das eleições. A Tesla avalia a possibilidade de investir também no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.