Descrição de chapéu aeroportos

Sete aeroportos alemães terão greves na sexta

A dois dias das paralisações, falha no sistema da Lufthansa deixou milhares parados em terminais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim e Frankfurt | Reuters

Greves planejadas em sete aeroportos alemães para sexta-feira levarão a "grandes interrupções", alertou a operadora do maior aeroporto do país, em Frankfurt, nesta quarta-feira, preparando o terreno para mais um dia de problemas nas viagens causados por disputas salariais.

O sindicato alemão Verdi convocou na quarta-feira os trabalhadores dos aeroportos de Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo, Dortmund, Hanover e Bremen para uma greve de 24 horas, dizendo que os esforços de negociação coletiva tiveram pouco progresso.

"Na sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, haverá grandes interrupções no tráfego aéreo", disse a Fraport, operadora do aeroporto de Frankfurt, que contou com mais de 48 milhões de passageiros em 2022.

Trabalhadores protestam por melhorias salariais no aeroporto de Bradenburg, próximo a Berlim, na Alemanha - Michele Tantussi-25.jan.23/Reuters

Como resultado, todas as funções que permitem operações de voo completas seriam suspensas no aeroporto, acrescentou em comunicado, pedindo aos viajantes que evitem o aeroporto naquele dia.

A greve deve afetar as viagens domésticas em particular, de acordo com o Verdi, que disse ter avisado com antecedência sobre a greve para que os passageiros possam encontrar opções alternativas.

A paralisação também coincide com o início da 59ª Conferência de Segurança de Munique (MSC), que leva centenas de delegados à capital da Baviera, incluindo vários líderes globais.

As companhias aéreas em toda a Europa enfrentam conflitos trabalhistas desde o ano passado, à medida que a rápida recuperação do turismo provocou escassez de pessoal e a alta da inflação levou os funcionários a exigir salários mais altos.

Falha em sistema da Lufthansa atinge milhares de passageiros

A dois dias da realização da grave, uma falha no sistema de tecnologia da informação da Lufthansa deixou milhares de passageiros presos em aeroportos nesta quarta-feira. A companhia aérea alemã afirmou que obras de escavação em uma estação ferroviária em Frankfurt cortaram vários cabos de fibra ótica utilizados pela empresa.

Os reparos irão até a tarde desta quarta-feira, de acordo com a Lufthansa, que citou informações recebidas da Deutsche Telekom. A companhia aérea espera que as operações de voo se estabilizem no início da noite.

Os passageiros disseram nas redes sociais que a falha obrigou a empresa a organizar o embarque dos aviões com papel e caneta e que não conseguirem processar digitalmente as bagagens.

Em um tuíte, a Lufthansa disse: "A partir desta manhã, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa foram afetadas por uma interrupção de TI, causada por obras na região de Frankfurt."

De acordo com o site do Aeroporto de Frankfurt, os relatos de interrupções nos voos da Lufthansa começaram por volta das 7h no horário local e cerca de 120 voos de entrada e saída no aeroporto foram cancelados.

O Aeroporto de Frankfurt disse que cancelará ou desviará todos os voos que chegarem ao terminal.

Os controladores de tráfego aéreo da Alemanha disseram que os aviões da companhia não podiam decolar do aeroporto de Frankfurt e estavam estacionados, o que significa que não há vagas disponíveis para outras aeronaves.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.