Nubank passa a oferecer crédito consignado para servidores públicos federais

Em fase de teste, 'NuConsignado' está disponível para parcela de servidores que são clientes do banco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani
São Paulo | Reuters

O Nubank anunciou nesta terça-feira (21) sua entrada na modalidade de crédito consignado, testando inicialmente apenas oferta para servidores públicos federais, em movimento que ocorre em meio à suspensão por diversos bancos de outra modalidade de consignado, a do INSS, após novo limite de juros imposto pelo governo.

O novo produto já está disponível para uma parcela dos servidores federais que são clientes do banco digital. "Ao longo do semestre, pretendemos ampliar a oferta do NuConsignado gradualmente para a totalidade dos servidores públicos federais que já sejam clientes do Nubank", afirmou em comunicado.

Segundo o Nubank, a escolha inicial dos clientes disponíveis é aleatória. A empresa não disse quantas pessoas o grupo engloba.

Logo do Nubank na sede do banco, em São Paulo - Paulo Whitaker - 19.jun.2018/Reuters

A instituição afirmou que, por enquanto, a oferta do crédito consignado ainda está em fase de testes, que agora foram ampliados. Esses testes incluem, além da contratação da linha, questões como navegabilidade, experiência de uso e integração de sistemas de terceiros, de acordo com o Nubank.

Questionado, o banco digital não revelou quais serão os juros cobrados no consignado, dizendo apenas que "irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste".

Os usuários que têm o serviço disponível podem contratar a modalidade sem intermediários, os chamados "pastinhas", e diretamente pelo aplicativo, disse.

A já esperada entrada do Nubank no consignado vem depois que, na semana passada, bancos estatais e privados, como Banco do Brasil, Caixa, Itaú Unibanco e Pan suspenderam novas operações de empréstimo consignado a beneficiários do INSS. As ações ocorreram após a redução no limite de juros nessa modalidade pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social).

O CNPS definiu há pouco mais de uma semana o novo limite em 1,70% por mês, uma diminuição de 0,44 ponto percentual no índice autorizado para instituições financeiras realizarem essas operações.

O Nubank afirmou que acompanha as discussões sobre o consignado do INSS e avalia alternativas. A instituição disse que já obteve a autorização para operar a modalidade, mas que sua oferta é uma alternativa "que merece uma análise profunda e cautelosa para garantir que o Nubank siga oferecendo serviços inovadores e disjuntivos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.