Descrição de chapéu Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda 2023 começa a ser paga em 31 de maio; veja calendário

Pagamento é feito em cinco lotes; contribuinte recebe conforme prioridade e data de entrega da declaração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A restituição do Imposto de Renda 2023 começa a ser paga em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. O envio começa nesta quarta-feira (15). São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro.

Neste ano, a fila de prioridades, que inclui aposentados, pessoas com deficiência, doentes graves e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério, também terá os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição por Pix.

Tela mostra uma mão segurando celular com app Meu Imposto de Renda aberto; ao fundo programa de computador Meu Imposto de Renda
Pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 será feito em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio - Divulgação

Veja a lista de prioridades na restituição:

  • Idosos com 80 anos ou mais
  • Idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência e/ou com doença grave
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • Contribuinte que optar por usar a declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição por Pix
  • Demais contribuintes

Segundo a Receita, quando há empate nos grupos prioritários, o contribuinte que entregou a declaração do IR primeiro vai receber antes dos demais.

Calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023

Lote Data do pagamento
31 de maio
30 de junho
31 de julho
31 de agosto
29 de setembro

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor de imposto pago a mais pelo contribuinte durante o ano-calendário que, neste caso, é o ano de 2022. Os cálculos para saber se há imposto a restituição, se o saldo é zerado, ou se é necessário pagar IR são feitos pelo próprio programa de preenchimento e envio da declaração.

Os valores são pagos por lotes. A data de recebimento vai depender se o contribuinte é prioritário ou não e de quando entregou a declaração. A correção dos valores é feita com base na taxa básica de juros da economia, a Selic.

Como é feito o pagamento da restituição do IR 2023?

O pagamento é feito obedecendo a lista de contribuintes prioritários. Havendo empate dentro de um mesmo grupo prioritário, quem entrega primeiro recebe antes. Em geral, os dois primeiros lotes do IR pagam as prioridades.

A restituição é depositada em conta-corrente, poupança ou conta de pagamento no nome e CPF do declarante. Desde o ano passado, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o CPF do titular.

Quando há erros que levam à malha fina, o contribuinte fica com a declaração retida e não recebe a restituição até que corrija o erro e sai da malha.

Onde fazer a consulta da restituição do IRPF 2023?

A consulta à é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Também há a opção de consultar a restituição pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita, e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Para isso, é preciso ter senha gov.br nível prata ou ouro.

VEJA COMO FAZER A CONSULTA:

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  3. Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  4. Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"

O que fazer se a restituição do IR não for paga?

Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito no site, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor em até um ano, deverá fazer o pedido pelo Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos", em "Meu Imposto de Renda", e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.