Descrição de chapéu JBS

JBS encerra contrato com empresa dos EUA multada por trabalho infantil

Packers Sanitation Services está sob investigação do governo dos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tom Polansek Leah Douglas
Washington | Reuters

A JBS USA informou nesta segunda-feira (24)está encerrando contrato com uma empresa norte-americana que foi multada por contratar adolescentes para limpar frigoríficos, acrescentando que em algumas instalações o serviço será realizado internamente.

As mudanças são sinal de que a investigação do governo dos Estados Unidos sobre a empresa de saneamento de segurança alimentar Packers Sanitation Services (PSSI) está provocando ajustes por parte de importantes empresas de carne.

A JBS disse que não tolera o trabalho infantil e está afastando a PSSI de todos os locais onde supostamente houve o crime, disse a porta-voz, Nikki Richardson.

jovens entram em uma fábrica à noite
Jovens trabalhadores saem da fábrica de suínos da JBS após um turno noturno de limpeza em Worthington, Minnesota, em 18 de outubro de 2022. - Kirsten Luce/The New York Times

A empresa de carnes está empregando diferentes fornecedores terceirizados em algumas fábricas e contratando seus próprios trabalhadores em outras, incluindo em uma instalação de carne bovina em Cactus, no Texas, que não foi local das supostas violações trabalhistas, disse Richardson.

A PSSI, que disse anteriormente ter uma política de tolerância zero para a contratação de menores, não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

O Departamento do Trabalho dos EUA disse em fevereiro que a PSSI pagou US$ 1,5 milhão em multas por empregar mais de cem adolescentes em trabalhos perigosos em fábricas de carne em oito estados norte-americanos.

O órgão não acusou empresas de carne de irregularidades, embora o governo Biden tenha incentivado empresas do setor a revisar suas cadeias de suprimentos em busca de evidências de trabalho infantil.

A Reuters noticiou que o uso ilegal de mão de obra infantil —particularmente de migrantes— é algo generalizado, inclusive em fábricas de frangos no Alabama e por terceirizadas que empregam trabalhadores nas fábricas da Hyundai e Kia. As montadoras disseram não tolerar violações da lei trabalhista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.