Netflix perde 1 milhão de usuários na Espanha após proibir conta compartilhada

Serviço de streaming iniciou, em fevereiro, medidas contra compartilhamento de senha no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Netflix perdeu 1 milhão de usuários na Espanha nos três primeiros meses de 2023, com o anúncio, em fevereiro, de uma campanha para impedir o uso compartilhado de senhas. Os dados foram levantados pela Kantar, multinacional voltada à análise de dados de mídia.

O serviço de streaming introduziu uma taxa mensal para usuários usarem o serviço com outra família. Para evitar o compartilhamento sem pagar, a Netflix passou a pedir aos usuários que se conectassem ao menos uma vez a cada 31 dias à mesma rede wi-fi da conta principal, seja pelo aplicativo ou pelo site.

Os assinantes espanhóis pagam 5,99 euros (R$ 33,48) por mês para adicionar membros fora de casa.

Logo do serviço de streaming Netflix em fachada da sede da empresa em Holywood, Los Angeles, California
Logo do serviço de streaming Netflix em fachada da sede da empresa em Holywood, Los Angeles, California - Lucy Nicholson/Reuters

No balanço publicado em 18 de abril, a empresa disse perceber uma onda de cancelamento nos países onde a medida foi anunciada —Canadá, Nova Zelândia e Portugal, além da Espanha. "Nós projetamos uma alta em aquisição e lucro, quando as pessoas que emprestam contas começarem a ativar as próprias contas ou pagarem para adicionar membros extras."

A pesquisa de opinião da Kantar indica, no entanto, que 10% dos assinantes que continuam na Netflix pretendem deixar o serviço de assinatura neste segundo trimestre. Essa quantidade seria inédita no histórico da empresa.

Após o resultados negativos divulgados em balanço, o serviço de streaming adiou o lançamento de sua nova política de restrição ao compartilhamento de senhas. A empresa havia agendado a restrição em larga escala ao compartilhamento de senhas para o fim de março, mas adiou a medida para o próximo trimestre.

Ainda não há previsão de quando esses termos de uso diferenciados serão aplicados para os usuários no Brasil.

Até 2017, a Netflix divulgava a possibilidade de dividir contas como uma das vantagens de seu serviço.

Hoje, os termos de serviços da Netflix proíbem o compartilhamento de senhas com pessoas fora de sua residência. Porém, a Netflix ainda permite que assinantes tenham acesso irrestrito à plataforma, de acordo com o limite de dispositivos vinculados ao plano assinado.

Se a conta for bloqueada incorretamente, o usuário deve entrar em contato com a Netflix para solicitar o desbloqueio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.