Preço das casas em Portugal bate recorde e atinge 1.500 euros por metro quadrado

Valores medianos de moradias aumentaram mais de 10% e atingiram novo recorde ao final de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rafaela Burd Relvas
Lisboa | Público

O preço das casas em Portugal atingiu, no ano passado, um novo máximo histórico. No final de 2022, o preço mediano da habitação já era de 1.500 euros (cerca de R$ 8.300, na cotação atual) por metro quadrado, o valor mais elevado de que há registro.

Mesmo assim, na maioria das grandes cidades, o aumento dos preços está a desacelerar, ainda que continuem a registrar-se subidas acentuadas em todos esses municípios.

Os dados, publicados nesta sexta-feira (21), são do INE (Instituto Nacional de Estatística, o IBGE português), que dá conta de que, no quarto trimestre de 2022, o valor mediano das vendas de habitações em Portugal representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Casas na cidade do Porto, em Portugal - Rafael Balago - 10.set.2018/Folhapress

Apesar da subida a dois dígitos, há uma ligeira desaceleração em relação ao terceiro trimestre de 2022, quando os preços tinham aumentado mais de 13%.

Considerando o conjunto do ano de 2022, o preço mediano das casas fixou-se, assim, em 1.484 euros por metro quadrado, uma subida superior a 14% em relação aos valores que eram registrados em 2021. Também aqui, este é o valor anual mais elevado de que há registro.

À semelhança do que já vem acontecendo nos últimos anos, há quatro regiões onde os preços são significativamente superiores à mediana do resto do país: no conjunto de 2022, o preço mediano das casas fixou-se em 2.339 euros por metro quadrado no Algarve, 2.096 euros por metro quadrado na Área Metropolitana de Lisboa, 1.607 euros por metro quadrado na Área Metropolitana do Porto e 1.571 euros por metro quadrado na Região Autônoma da Madeira.

O INE identifica, ainda, 47 municípios com valores superiores à mediana a nível nacional, a maioria dos quais localizados no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa. Já o município mais caro de Portugal para comprar casa continua a ser a capital, onde o preço de venda das habitações atingiu os 3.872 euros por metro quadrado no conjunto do ano passado, uma subida próxima de 10% em relação ao ano anterior.

Apesar destas subidas acentuadas, o INE vê uma desaceleração do crescimento no final do ano, não só no conjunto do país, mas, também, na maioria das grandes cidades, onde se encontram os preços mais elevados. Considerando apenas o quarto trimestre de 2022, a subida dos preços abrandou em 14 dos 24 municípios do país com mais de cem mil habitantes, ainda que, em todos, tenha continuado a verificar-se um aumento dos preços (e, na maior parte dos casos, a dois dígitos).

Depois de Lisboa (que, tendo em conta apenas o último trimestre de 2022, já registra um valor mediano de 4.022 euros por metro quadrado), é Cascais que apresenta os valores mais elevados (3.631 euros por metro quadrado no quarto trimestre de 2022 e 3.473 euros por metro quadrado no conjunto do ano), seguindo-se Oeiras, também com valores acima dos 3.000 euros por metro quadrado.

Estrangeiros pagam 1,5 vezes mais

Contribuindo para a subida dos preços das casas estiveram, também, os compradores estrangeiros, que pagam valores significativamente superiores aos nacionais.

No ano passado, o valor mediano das vendas de alojamentos familiares comprados por pessoas com domicílio fiscal em território nacional foi de 1.454 euros por metro quadrado, enquanto o preço mediano pago por compradores com domicílio fiscal no estrangeiro foi cerca de 1,5 vezes superior, fixando-se em 2.237 euros por metro quadrado.

Esta discrepância torna-se menor nas grandes cidades, onde os nacionais já pagam, também, valores superiores à mediana nacional. Em Lisboa, por exemplo, os compradores nacionais desembolsaram 3.768 euros por metro quadrado pelas casas, enquanto os estrangeiros pagaram uma mediana de 5.357 euros por metro quadrado, um valor cerca de 1,4 vezes superior aos nacionais.

Também no Porto a diferença é dessa dimensão: no ano passado, os nacionais pagaram uma mediana de 2.524 euros por metro quadrado pelas casas compradas nesta cidade, enquanto os estrangeiros gastaram 3.560 euros por metro quadrado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.