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Rádio pública sueca diz que Twitter ficou irrelevante e encerra atividades na rede

Veículo segue decisões de emissoras dos EUA e do Canadá após mudanças promovidas por Musk na rede social

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Estocolmo | AFP

A rádio pública sueca Sveriges Radio anunciou, nesta terça-feira (18), que estava encerrando suas atividades no Twitter, seguindo os passos de outros veículos nos Estados Unidos e no Canadá, diante de decisões polêmicas da rede social de Elon Musk.

"A Sveriges Radio reduziu a prioridade de sua presença no Twitter. Agora, tomamos a decisão de deixar totalmente a atividade na plataforma e de suprimir uma série de contas", disse o grupo de emissoras mais ouvido na Suécia em seu blog.

"Precisamos concentrar e estabelecer as prioridades da presença online da SR, e o Twitter simplesmente mudou este ano e se tornou menos importante para nós", explicou o chefe de redes sociais da emissora, Christian Gillinger.

Elon Musk selou a compra do Twitter por US$ 42 bilhões em 28 de outubro de 2022. Ilustração mostra celular com foto de Musk, cercado por logos da rede social --a silhueta de um pássaro banco em fundo azul bebê.
Elon Musk selou a compra do Twitter por US$ 42 bilhões em 28 de outubro de 2022. Ilustração mostra celular com foto de Musk, cercado por logos da rede social --a silhueta de um pássaro banco em fundo azul bebê. - Samuel Corum/AFP

A rádio pública americana NPR tornou-se, na semana passada, o primeiro grande veículo a abandonar o Twitter para protestar contra as novas políticas da plataforma, comprada por Musk em outubro por US$ 44 bilhões.

O grupo público CBC/Radio-Canada fez o mesmo, pouco depois, criticando o rótulo do Twitter de "meio de comunicação financiado pelo governo" ao afirmar que ele fere sua independência.

A rádio pública sueca, cuja conta principal é rotulada como "meio financiado com fundos públicos", disse, porém, que não se retira da rede por causa do rótulo, por considerá-lo uma "definição correta" sobre seu financiamento.

Esses anúncios acontecem no momento em que o Twitter aplica uma nova política de certificação e concederá seu famoso selo azul a quem pagar por ele a partir de 20 de abril.

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