Rappi compra empresa brasileira Box Delivery, na maior aquisição de sua história

Box foi fundada em 2016, em Santos (SP), e atua no serviço de logística de entregas para empresas

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André Romani
São Paulo | Reuters

A companhia colombiana de delivery Rappi anunciou nesta segunda-feira (10) um acordo para a aquisição da empresa brasileira Box Delivery, que atua no "atacado" do setor de entregas de alimentos e produtos no país.

O valor acordado para a compra de 100% da Box não foi divulgado, mas a Rappi, uma companhia sem grande histórico de aquisições, confirmou que trata-se do maior negócio de sua história.

A Box foi fundada em 2016, em Santos (SP), e atua no serviço de logística de entregas para empresas, tendo como clientes Ultrafarma, Burger King, entre outras companhias.

Logo da Rappi em mochila de entrega na Cidade do México, México - Edgard Garrido - 18.fev.2022/Reuters

"Com modelos de negócio complementares, as operações das duas empresas serão integradas gradualmente, enriquecendo sua expertise e seu time de especialistas", disse em comunicado à imprensa.

De acordo com a Rappi, o negócio também pode ajudar no crescimento do segmento de varejo da companhia colombiana que promete entregas em até 15 minutos.

Sebastian Mejia, presidente e um dos fundadores da Rappi, disse à Reuters que as conversas com a Box vinham desde o segundo semestre de 2022. "Não somos uma empresa que tem no DNA a cultura de fazer aquisições, a não ser que tenha oportunidade e as conexões, como encontramos com a Box", afirmou o executivo.

A empresa brasileira tem como um de seus investidores a gestora de shopping centers Aliansce Sonae, que agora vira sócia da Rappi com a aquisição, segundo Mejia.

Um retângulo preto, dentro dele está escrito box, tambem na cor preto e fundindo com o retângulo. O fundo é amarelo
Logo da Box Delivery, uma startup criada em 2016 que visa suprir as dores dos comerciantes e entregadores - Reprodução

Segundo ele, a companhia, que atua em nove países da América Latina, vê o Brasil como um mercado prioritário. A companhia está em cerca de 140 cidades do país. "O que essa transação manifesta é nosso compromisso com o Brasil, vamos seguir investido", disse ele, sem dar detalhes financeiros e citando um "momento muito especial" para o setor localmente.

O movimento da Rappi no país vem após acordo do rival iFood com o Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), fechado em fevereiro, que o impede de fazer pactos de exclusividade ou de adotar medidas contratuais que possam induzir exclusividade com redes de marcas que possuam pelo menos 30 lojas.

"[A decisão] só abre oportunidades de investimento para a gente", afirmou ele, ponderando que a aquisição não tem uma relação direta com a medida do Cade, uma vez que as conversas com a Box já estavam ocorrendo.

Além disso, a transação também ocorre em momento desafiador para startups e empresas de tecnologia em geral, com dificuldade de captação de recursos e ondas de demissões globalmente. No setor de delivery de comida, Uber Eats deixou de fazer entregas de restaurantes no Brasil em 2022 e a 99Food anunciou no início deste ano fim das operações.

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