UE pede a líderes mundiais que controlem IA 'muito poderosa', como ChatGPT

Membros do Parlamento pedem que EUA e União Europeia se reúnam para debater tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Martin Coulter Supantha Mukherjee Akanksha Khushi
Londres, Estocolmo e Bangalore | Reuters

Parlamentares da UE (União Europeia) pediram nesta segunda-feira (18) aos líderes mundiais que realizem uma cúpula para encontrar maneiras de controlar o desenvolvimento de sistemas avançados de IA (inteligência artificial), como o ChatGPT. Segundo o grupo, eles estão se desenvolvendo mais rápido do que o esperado.

Os 12 membros do Parlamento Europeu, todos trabalhando na legislação do bloco sobre a tecnologia, pediram ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que convoquem uma reunião, e disseram que as empresas de IA devem ser mais responsáveis.

Logo do ChatGPT - Dado Ruvic - 31.mar.2023/Reuters

Os parlamentares disseram que discordavam de algumas das declarações mais alarmistas da carta publicada em março pela FLI (Future of Life Institute), que alertava que a IA poderia espalhar desinformação em um ritmo sem precedentes e que as máquinas poderiam "superar em número, ser mais espertas, tornar obsoleto e substituir" os humanos, caso não fossem controladas.

"No entanto, estamos de acordo com a mensagem central da carta: com a rápida evolução de poderosas IAs, vemos a necessidade de uma ação política significativa", acrescentaram.

A carta exortava os países democráticos e "não democráticos" a refletir sobre os potenciais sistemas de governança e a exercer moderação na busca por inteligências muito poderosas.

Procurado pela Reuters, um porta-voz de Ursula von der Leyen não respondeu até a publicação deste texto.

O governo Biden também tem buscado a opinião do público sobre possíveis medidas de responsabilização para sistemas de IA, à medida que dúvidas sobre seu impacto na segurança nacional e na educação.

A Comissão Europeia propôs há quase dois anos o esboço de regras para uma lei direcionada ao setor, no qual as ferramentas de IA devem ser classificadas de acordo com seu nível de risco percebido, de baixo a inaceitável.

Uma comissão parlamentar está debatendo o projeto de lei de 108 páginas e espera chegar a uma posição comum até 26 de abril, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.