Descrição de chapéu Aeroin

Comida é bagagem de mão? Ryanair e ilha espanhola disputam cobrança de pão doce em avião

Companhia aérea tentou cobrar 45 euros de passageiros que embarcavam com iguaria do local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
Aeroin

O governo das Ilhas Baleares, na Espanha, convocou uma reunião com a Ryanair após a companhia aérea ter tentado cobrar 45 euros (R$ 244) de dois passageiros que levavam um doce tradicional conhecido como Ensaïmada, alegando que o item poderia ser classificado como bagagem de mão.

A preocupação de autoridades locais e da associação de confeitarias do local é que as vendas do produto sejam afetadas pelo comportamento da empresa, já que os turistas podem desistir de viajar com a iguaria em caso de cobrança adicional.

A ensaimada é um produto de pastelaria de Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha.
A ensaimada é um produto de pastelaria de Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha - Adobe Stock

A Ensaïmada é um pão doce tradicionalmente associado à herança árabe, tendo geralmente a forma de uma bobina. É bastante comum nos lares das Ilhas Baleares que as Ensaïmadas sejam mergulhadas em chocolate quente no café da manhã, mas o doce também é consumido como lanche no meio da tarde.

Pep Magraner, presidente da associação de pasteleiros das Ilhas Baleares, disse ao The Guardian que as outras companhias aéreas geralmente permitem que seus passageiros embarquem com até duas Ensaïmadas por conta própria, diferentemente da Ryanair.

"É um problema com a Ryanair, mas estamos falando de muitos voos, principalmente para a Espanha, que é o destino da maioria das Ensaïmadas", disse Magraner ao jornal.

Essa disputa se enquadra em um desentendimento maior entre o governo local e as companhias aéreas sobre o que exatamente se qualifica como bagagem de mão. O futuro da Ensaïmada de Maiorca na malas de passageiros da Ryanair ainda é incerto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.