Descrição de chapéu carro elétrico

Como carros inteligentes estão revolucionando a cadeia de suprimentos automotivos

Veículos elétricos e autônomos mudam o foco da fabricação para circuitos integrados e sistemas eletrônicos complexos

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Caixin

A cadeia de abastecimento da indústria automobilística da China enfrenta mudanças profundas à medida que a transição para carros elétricos e inteligentes se acelera, quebrando o antigo sistema de abastecimento e trazendo novos concorrentes.

"A taxa de penetração de veículos elétricos na China já é a mais alta do mundo, e toda a cadeia de fornecimento automotivo está passando por uma revisão", disse um executivo de uma empresa de investimento estatal. "Desafios e oportunidades estão pela frente."

A China respondeu por 30% das vendas globais de veículos de nova energia (NEV), seguida pela Europa com mais de 20%, enquanto a participação dos Estados Unidos foi de 8% em 2022, segundo a Agência Internacional de Energia. No Salão Internacional do Automóvel de Xangai deste ano, em abril, mais de um terço dos 1.400 carros expostos eram EVs.

Didi Neuron, um conceito de robotáxi da chinesa Didi, em exibição na feira Auto Shanghai, em Xangai - Aly Song - 18.abr.2023/Reuters

Um carro inteligente pode ser equipado com dezenas ou até centenas de circuitos integrados, cada um responsável por uma função diferente, como direção, entretenimento e monitoramento da pressão dos pneus. Os chips são especializados. No mercado internacional, empresas como Nvidia, Qualcomm e Mobileye dominam o mercado de carros de luxo.

Na China, empresas como Huizhou Desay Sv Automotive, Thunder Software Technology e iMotion Automotive Technology (Suzhou), tiveram rápida ascensão, fornecendo serviços localizados como parceiras desses três maiores fornecedores de chips. Por exemplo, a Desay é uma importante integradora da Nvidia na China.

A cadeia de suprimentos de veículos inteligentes, dividida por poder de computação, algoritmos e dados, é completamente diferente da estrutura piramidal de uma cadeia de suprimentos automotiva tradicional. O antigo sistema classifica os fornecedores por níveis, desde fornecedores de componentes acabados, como sistemas de freios ou assentos, até empresas que fabricam elementos básicos que entram nos sistemas de componentes.

"A cadeia de suprimentos automotiva tornou-se uma malha, que depende da colaboração cruzada", disse David Li, fundador da fabricante de sensores de direção lidar Hesai Group.

Na era dos carros inteligentes, as montadoras precisam desenvolver sistemas em conjunto com fornecedores de chips e software, disse o presidente da Horizon Robotics, Chen Liming. "Essas colaborações darão às montadoras mais autonomia, encurtando todo o ciclo de desenvolvimento", disse Chen.

Os fabricantes de chips chineses emergentes estão tentando aproveitar a oportunidade para cortar custos na cadeia de suprimentos automotiva. As montadoras chinesas, especialmente as estatais, são mais inclinadas a usar semicondutores domésticos. Existem restrições de exportação dos Estados Unidos para chips chineses, e as preocupações com uma futura dissociação estão aumentando, disseram à Caixin fornecedores de chips automotivos. O escassez global de chips que começou em 2020 acelerou a adoção de produtos nacionais pelas montadoras chinesas.

À medida que a competição se intensifica, o controle de custos será o fator decisivo para os fornecedores. As montadoras preferem soluções inteligentes e econômicas. Chen, da Horizon Robotics, disse que a empresa precisa usar o poder de computação do hardware para fornecer maior desempenho e melhor economia de custos para as montadoras.

Atualmente, os fabricantes de carros inteligentes ouvem um pedido simples e direto: "Boa qualidade, preço baixo, fácil de usar", segundo um executivo de um fornecedor para carros inteligentes.

Os fornecedores estrangeiros, que dominaram a era dos carros movidos a combustível fóssil, não ficarão parados assistindo seus colegas chineses conquistarem o mercado de carros inteligentes. Os fornecedores globais de nível 1 Robert Bosch e ZF Friedrichshafen estão dobrando seus investimentos na China. A Bosch disse em novembro que investirá 150 milhões de iuans (US$ 21,6 milhões) para construir um novo centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para plataformas de direção inteligente.

A ZF planeja investir numa fábrica de eletrônicos automotivos em Guangzhou, com produção em massa prevista para 2025. Também firmou recentemente parcerias estratégicas com a Horizon e a empresa de software automotivo Neusoft Reach.

Desenvolvimento interno diminui

Os fabricantes chineses de carros inteligentes costumam ter como modelo a Tesla, líder em sistemas de direção autônoma desenvolvidos internamente. Os modelos de plataforma de veículos de primeira geração da Nio Inc. usaram o chip de direção autônoma e o algoritmo de percepção da Mobileye, enquanto seus sistemas de segunda geração iniciaram o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma desenvolvidos internamente.

A Li Auto, que começou a investir no desenvolvimento de veículos autônomos em 2020, também fez com que a Mobileye fornecesse seu primeiro sistema automotivo de assistência ao motorista. Mas voltou-se para Horizon e Nvidia em 2021. Seu sistema de assistência à direção urbana deve cobrir cem cidades até o final deste ano.

A XPeng, conhecida como a empresa mais parecida com a Tesla na China, lançou seu sistema de direção autônoma X Navigation Guided Pilot em setembro de 2022, cobrindo rodovias e estacionamentos, bem como cenários de direção urbana muito mais complexos.

"Uma verdadeira empresa de carros inteligentes não pode simplesmente terceirizar a estrutura digital, software, hardware e dados completamente para seus parceiros", disse o presidente da XPeng, He Xiaopeng, em 16 de abril, antes do Salão do Automóvel de Xangai. A XPeng continuará com carros autodesenvolvidos, sua principal competência, e não pode depender inteiramente de fornecedores na era dos carros inteligentes, disse ele.

No entanto, as montadoras tradicionais preferem esperar que as cadeias de suprimentos estejam totalmente desenvolvidas para carros inteligentes ou EVs, segundo um pesquisador de uma fabricante de veículos convencionais. "Nenhum líder das montadoras tradicionais diria: 'Vamos construir um carro inteligente sozinhos'", disse essa pessoa. Os custos de pesquisa e desenvolvimento de "um novo modelo de carro podem chegar a 2 bilhões de yuans. Eles não podem se dar ao luxo de apostar nisso".

A gigante de tecnologia chinesa Baidu anunciou no mês passado o lançamento de seu sistema de direção inteligente Apollo City Driving Max, considerado um dos primeiros sistemas da China capazes de guiar um carro em vias urbanas, dependendo principalmente da percepção visual e tecnologias de sensores baseados em laser.

"Algumas empresas que tentaram autodesenvolver carros inteligentes gradualmente perceberam que tais tentativas exigem grande investimento", disse Chu Ruisong, gerente geral da unidade de carros inteligentes da Baidu. "A matemática simplesmente não faz sentido e a 'febre da autopesquisa' da indústria está diminuindo."

O custo dos sistemas de direção autônomos produzidos localmente é muito alto para os veículos do mercado de massa, segundo Zhang Lin, presidente da fornecedora de carros inteligentes Freetech. "Acredito que a Nio terá que encontrar cooperação de terceiros quando fabricar carros com limite de 300 mil iuans (R$ 219 mil)", disse ele.

A Nio está explorando oportunidades de cooperação com a DJI Automotive, subsidiária da SZ DJI Technology, fabricante de drones com sede em Shenzhen, que fornece soluções integradas para direção autônoma. Os produtos poderão ser utilizados nos novos modelos da Nio em 2024.

Ascensão dos chips chineses

Os chips são o que está por trás das mudanças na cadeia de suprimentos e do modelo de produção da indústria automobilística. A indústria chinesa percebeu que não poderia "confiar excessivamente em chips estrangeiros" já em 2019, quando os Estados Unidos sancionaram a Huawei. Vários fabricantes chineses de chips estão aproveitando a oportunidade para conquistar uma posição na indústria automotiva em meio às sanções dos EUA e à escassez global de chips.

As montadoras estatais são o primeiro grupo de clientes desses desenvolvedores de chips chineses. Fundada em 2015, a Horizon encontrou seu primeiro cliente na estatal Changan em 2020, depois começou a trabalhar com a estatal SAIC Motor, o FAW Group e o Guangzhou Group. A Nanjing SemiDrive Technology desenvolve chips para os modelos SUV Hongqi da FAW.

"No início de 2020, as montadoras conheciam apenas seus fornecedores de nível 1, mas passaram a conhecer seus fornecedores de chips muito melhor nos últimos dois anos", disse o presidente da Nio, Qin Lihong, citando a escassez global de chips.

As montadoras estrangeiras também optaram por trabalhar mais com os desenvolvedores de chips chineses para garantir a estabilidade da cadeia de suprimentos. A Volkswagen AG disse em outubro que investirá 2,4 bilhões de euros (R$ 13,2 bilhões) em um empreendimento com a Horizon Robotics para acelerar o desenvolvimento de soluções de direção automatizada na China.

No mercado de médio a baixo custo, os desenvolvedores de chips chineses estão competindo de igual para igual em preços com rivais estrangeiras como Nvidia e Texas Instruments. Enquanto os chips Drive Orin-X da Nvidia custam mais de 10 mil iuans (R$ 7.300) cada um, os chips domésticos com classificações semelhantes de 100 trilhões de operações por segundo têm preços na faixa de 5 mil a 6 mil iuans, segundo Wang Haojun, CFO da startup autônoma Pony.ai.

À medida que o negócio de desenvolvedores de chips domésticos aumenta, os fornecedores chineses de software e sistemas operacionais também estão encontrando oportunidades, de acordo com Mao Haiyan, responsável pelas vendas globais da Neusoft Reach na Europa e nos EUA.

A Horizon liderou o mercado de sistemas de assistência ao motorista automotivo para carros de passeio da China com 49,05% em 2022, seguida pela Nvidia com 45,89%, de acordo com o grupo setorial Gaogong. A Texas Instruments tinha 2,69%; Mobileye, 1,97%; e Huawei Heisi, 0,41%.

A Qualcomm quase monopoliza o mercado de chips automotivos de ponta, enquanto o SemiDrive da China é mais favorecido por marcas automotivas de médio porte, de acordo com o vice-presidente da Qualcomm, Chen Shujie.

Guerra de preços

A concorrência na indústria de carros inteligentes tornou-se mais acirrada do que há dois anos, especialmente no preço, disse um analista do setor automotivo à Caixin.

O custo da tecnologia avançada de direção assistida deve cair drasticamente de várias dezenas de milhares de iuans por veículo para a faixa de 10 mil a 15 mil iuans para penetrar no mercado de massa, disse Yuan Feng, gerente geral da GAC Capital, na cúpula de EV e investimento em carros inteligentes da companhia em 26 de abril. Os custos de alguns componentes, como sensores lidar e plataformas de computação, caíram até 60% no ano passado, conforme pesquisa da GAC Capital.

Controle de custos é a chave para conquistar o segmento de carros com preços abaixo de 150 mil yuans, que responde por metade do mercado automotivo da China, de acordo com Liu Feilong, fundador e CEO da Hongjing Drive, fornecedora de sistemas de direção autônoma. O custo da solução de direção inteligente para esses modelos de carros é de 3.000 a 4.000 iuans, disse Liu no Salão do Automóvel de Xangai.

Este texto foi publicado originalmente aqui. Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves.

Yu Cong , Liu Peilin , Bonnie Cao e Qu Yunxu
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