Descrição de chapéu Folhajus

Criação de 324 vagas no TST é sancionada após nove anos do pedido

Pedido por novos postos de trabalho foi feito pelo próprio TST em 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quarta-feira (17) uma lei que cria 324 vagas no TST (Tribunal Superior do Trabalho). São 270 postos para analista jurídico e outros 54 em comissão de assessor de ministro.

Ao mesmo tempo, a lei 14.582 de 2023 determina a extinção de 119 cargos de técnico judiciário em diversas especialidades e 2 vagas de auxiliar jurídico na mesma autarquia. Estes 121 postos de trabalho deixarão de existir assim que ficarem vagos.

Fachada do Congresso Nacional
Projeto para criar vagas no Tribunal Superior do Trabalho foi aprovado pelo Senado em abril deste ano, após oito anos de tramitação - Pedro França/Agência Senado

O TST é quem ficará responsável para distribuir as novas vagas e estabelecer o cronograma para sua execução.

A medida foi aprovada no plenário do Senado em 19 de abril, após oito anos de tramitação na Casa. O autor da solicitação das vagas foi Antonio José de Barros Levenhagen, então presidente do TST, e chegou à Câmara dos Deputados em 2014, sendo aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa em agosto de 2015.

Em seguida, ela foi encaminhada ao Senado, onde passou por duas comissões: CCJ e CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), sendo aprovado em plenário em abril de 2023.

A alegação do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relator do texto no CAE, é que o TST precisa aumentar o quadro em virtude do crescimento de demandas. O tribunal é responsável por julgar ações entre trabalhadores e empregadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.