Descrição de chapéu Folhajus

Receita lança programa de regularização de empresas após decisão do STJ sobre benefícios tributários

Tribunal decidiu que empresas não podem usar benefícios fiscais concedidos pelos estados para reduzir IRPJ e CSLL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

A Receita Federal informou nesta quarta-feira (10) que contribuintes que tenham reduzido os valores de seus impostos em desconformidade com a legislação, segundo entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça, poderão regularizar sua situação espontaneamente junto ao órgão até o final de julho sem o pagamento de multa moratória e de ofício.

O STJ decidiu, no mês passado, que as empresas não podem usar benefícios fiscais concedidos pelos Estados para reduzir a base de incidência do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para montantes relacionados a despesas correntes, apenas para investimentos.

Fachada do prédio da Superintendência da Receita Federal, em Brasília - Antonio Molina/Folhapress

O Ministério da Fazenda estimou que a decisão poderá ter um impacto de até R$ 90 bilhões ao ano para as contas públicas.

Em nota, a Receita disse nesta quarta-feira já ter identificado cerca de 5 mil contribuintes com indícios de redução indevida de valores dos dois tributos.

"As dezenas de bilhões de reais a serem recolhidos no âmbito desse programa de autorregularização e na cobrança subsequente serão essenciais para a continuidade dos serviços públicos e programas sociais não apenas da União, mas também de Estados e Municípios que receberão parcela significativa dos recursos", disse o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.