Descrição de chapéu The New York Times

Anchor Brewing, a mais antiga cervejaria artesanal dos EUA, fechará depois de 127 anos

'A faca no coração da Anchor foi a pandemia', disse um porta-voz da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Livia Albeck-Ripka
Los Angeles | The New York Times

Ela sobreviveu ao terremoto devastador de São Francisco em 1906, à Lei Seca e às duas guerras mundiais. Porém, as pressões econômicas recentes foram demais para a empresa que diz ser a cervejaria artesanal mais antiga dos Estados Unidos: após 127 anos, a Anchor Brewing Co. está fechando.

Em declaração divulgada na quarta-feira (12), a empresa, fundada em 1896, disse que os impactos da pandemia, a inflação e um mercado altamente competitivo a deixaram "sem opção além de tomar a triste decisão de encerrar as operações".

Os funcionários receberam 60 dias de aviso e a promessa de pacotes de indenização, disse a empresa. A Anchor acrescentou que, embora tivesse parado a fabricação de cerveja, continuaria embalando e distribuindo a bebida que estiver disponível. Ela será vendida em forma de chope enquanto o estoque durar, disse.

Cerveja da marca Anchor Brewing: mais antiga cervejaria artesanal americana que fechou as portas após 127 anos - Divulgação/Anchor Brewing Company

As vendas da cervejaria vinham caindo desde 2016, e em 2017 a empresa foi adquirida por cerca de US$ 85 milhões (R$ 408 milhões) pelo gigante japonês da cerveja Sapporo.

"A faca no coração da Anchor foi a pandemia", disse por telefone Sam Singer, porta-voz da empresa, na quarta, observando que 70% da sua produção eram vendidos em restaurantes e bares.

Em 2021, a Anchor Brewing tentou adaptar, rebatizar e engarrafar e enlatar mais de suas cervejas para venda no varejo. Mas essas mudanças "não poderiam compensar a perda significativa de vendas", acrescentou ele. Numa última tentativa de se manter à tona, a Anchor limitou as vendas de cerveja à Califórnia e parou de produzir um de seus artigos, uma cerveja de Natal.

No entanto, as despesas continuaram superando as receitas. "O ponto principal é que a Anchor ficou sem dinheiro e sem tempo", disse Singer.

A Anchor, amada por muitos americanos e muitas vezes creditada por estimular o ressurgimento da cerveja artesanal na década de 1960, é a mais recente cervejaria a sucumbir às pressões de um mercado altamente competitivo. Nos últimos anos, várias firmas menores do setor foram absorvidas por empresas maiores. Outras reformularam seus modelos de distribuição ou fecharam as portas.

Cervejarias regionais como a Anchor, que são grandes o suficiente para vender suas cervejas em nível nacional, mas pequenas o suficiente para serem consideradas artesanais, são as mais vulneráveis.

Elas enfrentam concorrência tanto de microcervejarias locais quanto de macrocervejarias como Coors ou Miller, disse Jarrett Hart, estudioso de agricultura e economia da Universidade da Califórnia em Davis, cuja pesquisa se concentrou na cerveja artesanal. "Elas vêm enfrentando prejuízos ano após ano nos lucros e, em geral, perdendo participação de mercado", disse ele.

Depois que a Anchor foi adquirida pela japonesa Sapporo, os trabalhadores se manifestaram sobre o que descreveram como remuneração inadequada e condições de trabalho injustas e votaram pela sindicalização em 2019.

Joanne Marino, diretora-executiva da Associação de Cervejarias da Área da Baía, disse na quarta-feira que, dada a realidade econômica paralisante, o fechamento da Anchor não foi uma surpresa. Mas ela disse que a notícia ainda causou tristeza.

"Sempre que uma pequena cervejaria é comprada por um grande conglomerado multinacional, o cálculo para sua existência muda um pouco", disse Marino. "Não é uma surpresa, mas é um choque, e um dia muito triste."

A Anchor Brewing disse que, apesar dos repetidos esforços para encontrar compradores para a cervejaria e suas marcas, nenhum foi concretizado. Singer disse que a cervejaria passou por muitas crises em sua história e espera que ainda haja uma chance de renascimento se um comprador se apresentar durante o processo de liquidação.

"A bandeira de San Francisco é uma fênix renascendo das cinzas, e a Anchor teve muitos momentos de fênix em sua história", disse Singer. "Mas isso está fora de nossas mãos agora", acrescentou. "Só podemos esperar pelo melhor."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.