Descrição de chapéu Folha Informações petrobras

Não há registro de desabastecimento de diesel no Brasil, diferentemente do que alegam posts

'Dados de estoques de combustíveis do mercado apresentam níveis regulatórios adequados', afirma ANP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não há registro de desabastecimento generalizado de diesel nos postos de combustíveis, diferentemente do que afirmam um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e outros conteúdos similares publicados nas redes sociais.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), órgão do governo responsável por garantir o abastecimento no Brasil, afirmou ao Projeto Comprova que, até 17 de agosto, "nenhuma distribuidora relatou situação de restrição de abastecimento em nenhum estado" e que "os dados de estoques de combustíveis do mercado apresentam níveis regulatórios adequados".

Segundo informou à reportagem a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), houve limitação nas entregas dos produtos em algumas bases de distribuições, o que não significa necessariamente falta de combustíveis para os consumidores. A normalidade na oferta dos produtos também foi confirmada pela Petrobras e distribuidoras do combustível, como a Vibra Energia e Ipiranga.

Frentista abastece carro branco (que aparece a partir da lanterna direita)
Posto de combustíveis na zona oeste de São Paulo - Folhapress

Como apurou a reportagem, a defasagem no valor dos combustíveis em relação ao mercado internacional causou restrições na venda do diesel no país antes do último reajuste da Petrobras, anunciado em 15 de agosto. Nas últimas semanas, a importação foi afetada pela alta nos preços do petróleo no exterior e a disparada do dólar, que, consequentemente, inviabilizaram a compra dos produtos no mercado internacional pelas distribuidoras independentes.

Gustavo Gayer foi procurado, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova

A investigação desse conteúdo foi feita por Folha e Estadão e publicada em 18 de agosto pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por O Popular, Poder360, Plural, Correio do Estado e Grupo Sinos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.