Descrição de chapéu Apple

iPhone passa a receber pagamento por aproximação no Brasil

Recurso Tap to Pay permite transações via cartão de débito, crédito e carteiras digitais do Google e da Apple

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os iPhones recebem pagamentos por aproximação no Brasil desde esta terça-feira (19). O recurso, chamado de Tap to Pay, fará transações via cartão de débito, crédito e carteiras digitais, como a que funciona no Apple Watch, por exemplo.

O Brasil é o primeiro país latino-americano a receber a tecnologia da Apple, disponível nos EUA (desde fevereiro de 2022), na Austrália, e em países da Ásia e da Europa.

Para usar a tecnologia, os donos de iPhone precisam de um modelo XS ou superior, com a versão mais recente do iOS.

Novos iPhones 15, expostos durante evento de lançamento realizado pela Apple em Cupertino, Califórnia (EUA)
Novos iPhones 15, expostos durante evento de lançamento realizado pela Apple em Cupertino, Califórnia (EUA) - Nic Coury/AFP

Segundo a Apple, para receber o pagamento, o comerciante insere as informações da compra em seu iPhone com Tap to Pay, e o cliente aproxima seu cartão de crédito ou débito desse celular. A empresa afirma que a segurança da transação é garantida por tecnologia NFC2, a mesma usada em outros pagamentos por aproximação de cartão.

"Assim como já acontece com o Apple Pay, a Apple não sabe o que está sendo comprado nem por quem", afirma a empresa. O Tap to Pay no iPhone funciona com cartões de débito e crédito por aproximação das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Mastercard e Visa.

A solução para iPhone está disponível desde esta terça (19) para as plataformas de pagamento participantes. Por enquanto, a fintech CloudWalk (responsável pelo sistema de pagamentos InfinitePay) é a primeira a aderir.

Segundo a Apple, o recurso estará disponível "em breve" (sem data confirmada) para Granito, Nubank, Stone e SumUp. Questionada pela Folha, a gigante da tecnologia afirma que não cobra dessas empresas pelo serviço.

A própria CloudWalk oferece um aplicativo que transforma smartphones com tecnologia NFC, usada em pagamentos por aproximação, em maquininhas. Antes a tecnologia estava disponível para aparelhos com sistema operacional Android 10 ou superior.

Procurada, a Abranet (Associação Brasileira de Internet), que representa parte das empresas de pagamento digital, afirma que o lançamento não coloca a Apple como uma concorrente das operadoras de maquininha. "A nova funcionalidade simplifica o pagamento, transformando o celular em uma maquininha e ajudando a aumentar as vendas dos comerciantes."

O lançamento vem uma semana após o anúncio dos novos aparelhos da linha iPhone 15, ainda indisponíveis no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.