Descrição de chapéu União Europeia Mercosul

UE quer concluir acordo comercial com Mercosul neste ano, diz Von der Leyen

Presidente do bloco europeu diz que ainda tenta concluir negociações com México e Austrália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Philip Blenkinsop
Bruxelas (Bélgica) | Reuters

A União Europeia deve tentar concluir acordos de livre comércio com Austrália, México e Mercosul até o final deste ano, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quarta-feira.

Von der Leyen disse ao Parlamento Europeu, em seu discurso anual sobre o Estado da União, que a UE deveria então analisar possíveis acordos com a Índia e a Indonésia.

Ursula von der Leyen discursa em evento da União Europeia, na França
Ursula von der Leyen discursa em evento da União Europeia, na França - Yves Herman/Reuters

A chefe da comissão disse que a União Europeia também está intensificando suas parcerias com países para aumentar o acesso da UE a minerais essenciais e disse que o bloco poderia convocar uma primeira reunião de um "clube de matérias-primas essenciais" com esses parceiros ainda este ano.

Na última segunda-feira (11), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, instou chefes de Estado e governo europeus a fazerem uma reunião com líderes do Mercusol para bater o martelo sobre o acordo UE-Mercosul até o final de 2023, quando termina a presidência pro-tempore do Brasil no bloco sul-americano – ou então abandonar as negociações do tratado comercial.

"Nos próximos meses precisamos chegar a um sim ou não, ou parar de discutir esse acordo, estamos discutindo há 22 anos, ninguém aguenta mais", disse Lula, em entrevista coletiva, após a participação do mandatário brasileiro na reunião de cúpula do G20. "Nós queremos e precisamos (do acordo). Mas queremos ser tratados em igualdade de condições, e chegar a um ponto de equilíbrio".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.